15/10/2009 07h08 - Atualizado em 23/09/2015 13h25

Profissionais de saúde participam do sexto módulo do curso de humanização

Nestas quinta (15) e sexta-feira (16), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo Especial de Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUEDRH), promove o VI Módulo do curso de “Formação em Humanização para Atenção e Gestão em Saúde”, cujo tema é ‘Redes e Direitos dos Usuários’.

O encontro acontece na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Vitória, nesta quinta (15), até as 17 horas, e na sexta (16), das 9 às 12 horas. O curso tem como objetivo capacitar profissionais da área de Saúde sobre a Política Nacional de Humanização (PNH), para que seja implantada e aprimorada nos locais de trabalho.

Nesta fase do curso, os participantes vão conhecer as experiências de formação das redes de humanização em diversos estados do País, por meio da palestra do consultor da PNH, Ricardo Teixeira Rodrigues.

De acordo com o gerente de Educação Permanente do Núcleo, Luiz Cláudio Oliveira da Silva, esses encontros são chamados de ‘momentos de concentração’, nos quais os profissionais envolvidos refletem, estudam e trocam experiências sobre a prática. “Quando saem, eles entram no ‘momento de dispersão’, ou seja, voltam para os seus locais de trabalho e aplicam essas práticas no dia a dia”, explicou.

Multiplicadores

Participam do curso, 130 profissionais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais. Esses servidores atuam nas diversas instituições de saúde, hospitais da rede e credenciados, unidades de saúde, programas de saúde e superintendências regionais.

Os profissionais capacitados atuam como multiplicadores e, neste papel, desenvolvem projetos de intervenção nos locais de trabalho, com as ferramentas que são apresentadas na oficina. Dentre elas, o Acolhimento com Classificação de Risco (ACR), a gestão participativa, ambiência e saúde do trabalhador. As aulas são ministradas por consultores do Ministério da Saúde (MS) e apoiadores pedagógicos da Sesa.

O curso também oferece aulas práticas dentro das unidades de saúde e hospitais e mais 170 horas de estudos presenciais, que serão realizados em oito etapas, até dezembro. O próximo encontro está programado para novembro.

A Política Nacional de Humanização foi implantada na Sesa em 2003. Trata-se de uma mudança de cultura e ações da produção de saúde, voltada para a atenção e assistência.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Karlla Hoffmann
karllapadua@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard