23/03/2011 07h25 - Atualizado em 23/09/2015 13h30

Profissionais de saúde serão treinados para monitorar tratamento da tuberculose

Profissionais de saúde dos municípios da Grande Vitória participam de um treinamento nesta quinta (24) e sexta-feira (25), voltado à implantação do projeto-piloto do Sistema de Informação de Tratamento Especial para Tuberculose (Site TB). O Espírito Santo foi escolhido para ser o primeiro Estado brasileiro a participar deste trabalho de monitoramento da doença por possuir os melhores indicadores nacionais de tratamento da tuberculose multidroga resistente (TBMR): enquanto a média do Brasil é de 62%, o Estado alcança um índice de 82% de cura da TBMR.

O treinamento será promovido pelo médico Jorge Luis da Rocha, coordenador do Projeto MSH (Management Sciences for Health) no Brasil, organização internacional de cooperação técnica com o País.

A coordenadora do Programa de Controle de Tuberculose da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ana Paula Costa, explica que a TBMR é um tipo de turberculose mais grave e mais difícil de ser tratada, e que ocorre no paciente que abandona o tratamento ou utiliza os medicamentos de forma inadequada. Os casos comuns de tuberculose são tratados com quatro drogas combinadas (chamadas de primeira linha), por um período de seis meses.

Os casos de TBMR são resistentes às drogas de primeira linha e precisam usar as chamadas drogas de segunda linha, sendo que o tratamento leva, em média, 18 meses. No Estado, de 2000 a 2008 foram registrados 55 casos de pacientes tratados como portadores de tuberculose multidroga resistente. Destes, 82% foram curados.

Segundo Ana Paula, o Site TB será implantado inicialmente nas unidades de referência terciária (Hospital das Clínicas) e secundária (unidades de saúde) dos municípios da Grande Vitória.

Durante o curso, os profissionais de saúde aprenderão a notificar casos da TBMR no sistema e fazer o acompanhamento e a gestão dos medicamentos de segunda linha utilizados no tratamento da doença.


Serviço:
Treinamento em Sistema de Informação de Tratamento Especial para Tuberculose (Site TB)

- Data: Quinta (24) e Sexta-feira (25)
- Horário: das 9 às 17 horas
- Local: Laboratório de Informática da Funasa, em Vitória

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Valesca de Monteiro
Texto: Alessandra Fornazier
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776 asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard