21/08/2007 12h54 - Atualizado em 23/09/2015 09h54

Programa de Internação Domiciliar completa dois anos em São Mateus

O Programa de Internação Domiciliar (PID) do Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, completa em breve dois anos de funcionamento e já comemora seus resultados: 380 atendimentos. Os beneficiados são pacientes que receberam alta da rede hospitalar do SUS – e não necessitam de exames freqüentes e tecnologia complexa – e que têm assistência em ambiente domiciliar, de forma humanizada e com o auxílio de uma equipe da própria unidade.

Atualmente, o programa atende 15 usuários e, desde o início, vários pacientes já receberam equipes do PID, o que significa leitos desafogados para internação de outros que necessitam da unidade.

O hospital foi a terceira unidade a implantar o serviço no Estado. Entre as diversas vantagens do PID estão a reintegração do paciente à família e a diminuição do risco de uma infecção hospitalar, pois eles recebem, em casa, as visitas de uma equipe que realiza procedimentos e utiliza medicamentos e equipamentos necessários para o atendimento.

“O atendimento é realizado na própria casa do paciente. Com a ajuda dos familiares estamos conseguindo sucesso em nosso trabalho e, com isso, uma boa recuperação dos pacientes”, observa Valéria Colombi, enfermeira do programa.

Depois de um balanço realizado pela equipe que integra o programa, foi constatado que a maior parte dos usuários do PID é do sexo masculino, atingindo uma média de 58%. Ao longo desses dois anos de programa a equipe realizou uma média de 130 visitas mensais.

PID

O PID é um programa adotado por alguns hospitais, que consiste em deslocar a internação de determinados pacientes para um domicílio, onde os familiares possam ficar mais próximos e ajudar na sua recuperação. Ele foi implantado com o intuito de desafogar os leitos hospitalares e proporcionar um tratamento mais humanizado aos enfermos. O projeto é estimulado pelo Ministério da Saúde (MS) e se tornou amparado por lei, em abril de 2002.

O Programa foi apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência de Ações de Saúde (SAS). O Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares conta com uma equipe formada por um médico, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, uma assistente social, fisioterapeuta e um psicólogo.

Segundo as normas do PID, o perfil dos integrantes deste programa é, na maioria, formado por pacientes com acidente vascular cerebral (AVC); acamados em geral, com seqüelas neurológicas; pacientes com doenças pulmonares; e pós-cirúrgico.

Para ser admitido no programa os pacientes precisam passar pelo encaminhamento do médico do hospital, avaliando aspectos clínicos e sócio ambientais. “Dentro das normas, vão ser avaliadas, ainda, as condições do lar destes usuários. A casa deverá ter condições mínimas de higiene e saneamento para receber o paciente. Assim, a freqüência de visitas e orientações da equipe do PID irá depender da patologia de cada um”, informa Allan Jacqueson Barbosa Lobo, diretor do HRAS.

Além do HRAS, a Sesa já implantou o programa nos hospitais Dório Silva (HDS), em Serra, e Antônio Bezerra de Faria (HABF), localizado em Vila Velha.

Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br