25/10/2005 13h01 - Atualizado em 23/09/2015 09h34

Programa de Internação Domiciliar é inaugurado no Hospital Roberto Silvares

Durante a inauguração do serviço do Programa de Internação Domiciliar (PID), no Hospital Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, o secretário de Saúde, Anselmo Tose, anunciou os estudos para abertura de um serviço de hemodiálise no município, que deve ser entregue no primeiro semestre de 2006.

Além do serviço de internação domiciliar, seis leitos de ortopedia foram inaugurados.

O diretor do Hospital, Allan Jacqueson B. Lobo, destacou que nos próximos dias iniciará a reforma da cozinha da instituição e a construção de uma sala de humanização com 100 lugares para o atendimento aos pacientes do hospital. A ordem de serviço foi assinada hoje em parceria entre o Governo do Estado com a prefeitura de São Mateus.

Após a inauguração do programa, o secretário Anselmo Tose, o diretor do Hospital e outras autoridades e convidados seguiram em visitação pela instituição, que também preparou uma exposição de fotos das instalações e de seus antigos diretores.

Programa

O Programa foi apresentado pela secretaria de Estado da Saúde (SESA), através da Superintendência de Ações de Saúde (SAS), e no Hospital Roberto Arnizaut Silvares contará com uma equipe formada por um médico, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, uma assistente social, fisioterapeuta e psicólogo.

O PID visa promover a assistência em ambiente domiciliar aos pacientes que receberam alta hospitalar, e que não necessitam de exames freqüentes e tecnologia complexa, tudo de forma humanizada e com o auxílio de uma equipe da própria unidade.

Segundo as normas do PID, o perfil dos integrantes deste programa é composto por pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), ou acamados em geral com seqüelas neurológicas, pacientes com doenças pulmonares e pós-cirúrgicos.

Uma outra vantagem da internação em casa é a diminuição do risco de uma infecção hospitalar por estes pacientes, que receberão durante todo tempo de internação domiciliar visitas de uma equipe, com procedimentos, medicamentos e equipamentos necessários para o atendimento.

Para serem admitidos no programa, os pacientes precisam passar pelo encaminhamento do médico do hospital, avaliando aspectos clínicos e socioambientais para sua inclusão no programa.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Texto: Cíntia Zaché – gerente da assessoria de comunicação e marketing do Hospital Roberto Arnizaut Silvares
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271