20/12/2007 12h39 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Programa de Órteses e Próteses Oftalmológicas ainda é pouco conhecido pelos capixabas

Apesar de antigo, o Programa de Órteses e Próteses Oftalmológicas é um serviço oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ainda pouco conhecido entre os capixabas. Atualmente, ele é disponibilizado por meio do Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, que atende pacientes de todo o Estado que têm algum problema ou defeito ocular.

Uma equipe formada por um médico oftalmologista, uma auxiliar de enfermagem, uma assistente social e uma assistente administrativa é a responsável por atender as pessoas que necessitam de uma prótese ou órtese.

As órteses são utensílios utilizados junto ao corpo temporariamente, enquanto que as próteses são usadas para substituir algum órgão ou parte do corpo, neste caso, o olho.

Entre as órteses, o CRE oferece óculos, lupas, telescópios (uma lente com grau maior) e lentes esclerais. Estas têm a mesma função estética das próteses, que são implantadas em pacientes com lesões oculares mais graves.

Segundo a coordenadora do CRE Metropolitano, Marcelli Marquezini, as próteses são importantes porque melhoram a auto-estima das pessoas. Muitas delas, conta Marcelli, ficam muito felizes após o implante.

Na última compra realizada pelo Programa, foram entregues 30 próteses, 31 lentes esclerais e 11 telescópios, que somaram o valor de R$ 35 mil. Além disso, mais R$ 38 mil foram gastos para a aquisição de 800 óculos, que devem chegar até o final do ano.

No entanto, de acordo com Marcelli Marquezini, nem todos que abrem um processo de solicitação de órteses, sobretudo os óculos, retornam para fazer a retirada. “Nós ligamos, telefonamos, deixamos recados e as pessoas não vêm”, diz.

Neste ano, a chamada foi feita assim que o processo de compra foi finalizado. Entretanto, aproximadamente cem pacientes não vieram tirar a medida dos óculos e escolher a armação. A maioria deles recebeu o recado.

Esse não é o caso da senhora Nair Tauffner, que soube do programa por meio de uma amiga que já foi beneficiada por ele. Moradora de Jardim Marilândia, Vila Velha, ela foi ao CRE tirar as medidas e escolher uma armação para um óculos multifocal para miopia.

Como se inscrever?

Qualquer pessoa que precise pode se inscrever no Programa de Órteses e Próteses Oftamológicas. Para isso, basta que ela seja atendida por um oftalmologista previamente à consulta no Centro Regional de Especialidades Metropolitano.

Uma vez com a receita em mãos, o paciente pode ligar para o telefone 3388-4485 ou se deslocar até o CRE para marcar uma entrevista com a assistente social. É importante que o requerente leve CPF ou Carteira de Identidade e um comprovante de residência.

Assim que a requisição é preenchida, o processo é aberto e basta esperar pelo processo de compras, que é feito por meio de um pregão eletrônico. Quando ele é concluído, os pacientes são avisados.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha