22/03/2006 13h33 - Atualizado em 23/09/2015 09h35

Programa de Saúde Bucal da Sesa vai a Havana a convite da Coordenação Nacional de Cuba

O coordenador do Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Moysés Vieira Neto, a convite da Coordenação Nacional de Saúde Bucal de Cuba, esteve, na última semana, cumprindo extensa agenda de trabalho em Havana.

“O sistema cubano organiza sua política com base em uma atenção integral à saúde bucal de todos os cidadãos, desde o básico à alta complexidade odontológica de ‘ponta’. É um país referência para o Programa de Saúde da Família, modelo que utilizamos no Brasil para contribuir na reorganização da atenção básica à saúde, com equipes compostas por cirurgiões dentistas”, disse Neto.

O coordenador estadual percorreu algumas províncias do país para conhecer o trabalho nas unidades de saúde, nos hospitais e, ainda, passou por um dia na Faculdade de Odontologia de Cuba.

Ainda para o primeiro semestre deste ano, as Coordenações Municipais serão convidadas para conhecerem a experiência da política de saúde bucal cubana e discutir os indicadores pactuados.

“Estamos concluindo as análises dos três indicadores pactuados em saúde bucal pelos municípios para o ano de 2005, avaliando o desempenho e identificando aqueles que não têm cumprido repetidamente com algum indicador”, contou o coordenador.

Além disso, o aumento do número de cirurgiões dentistas compondo as equipes do PSF tem colaborado para o incremento dessas ações. “Hoje crescemos mais que a média nacional. O Estado tem incentivado também a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) seguindo uma lógica de regionalização através do Plano Diretor de regionalização (PDR)”, disse.

E acrescentou que “hoje estamos em fase de inauguração de mais quatro CEOs, além dos outros quatro que estão em pleno funcionamento. Nossa ida a Cuba deu-nos também a oportunidade de mostrar o que temos desenvolvido. Nossa didática para capacitação de professores e agentes comunitários de saúde encantaram os cubanos”.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Franciane Barbosa
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br