21/07/2005 12h27 - Atualizado em 23/09/2015 09h34

Programa Saber Hanseníase será implantado nas escolas pela Sesa

Desde 1999 o Programa Saber Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), vem sendo implantado nas escolas públicas do Estado. Seguindo a mesma proposta, mas mudando o foco de ação, a Sesa está iniciando a implantação do Programa Saber Hanseníase nas instituições de ensino.

O objetivo é desenvolver a conscientização nos estudantes e professores, beneficiando a descoberta precoce de casos da doença e, com isso, o tratamento adequado da hanseníase.

Para isso, técnicos do Programa de Controle do Tabagismo e Prevenção Primária do Câncer e do Programa Estadual de Eliminação da Hanseníase, da Sesa, estarão, durante todo o ano, promovendo capacitações dos coordenadores das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação.

A primeira começou nesta quinta-feira (21) e segue até amanhã (22), na Escola Alfredo Rabaioli, em Vitória. Com as capacitações os profissionais envolvidos darão continuidade ao processo de implantação e implementação do Programa Saber Saúde (prevenção do tabagismo e outros fatores de risco ao câncer) e iniciarão o processo de implantação do Programa Saber Hanseníase.

Saber Saúde

O programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde e Educação. No Espírito Santo, ele começou a ser implantado nas escolas a partir de 1999, em 12 municípios. O público alvo é o aluno do ensino fundamental (6 a 14 anos).

“Promovemos o acesso à informação, proporcionando uma análise crítica junto à comunidade escolar do ensino fundamental e médio do Espírito Santo, educadores e escolares, que os leve à prevenção dos fatores de risco de câncer: tabagismo, uso abusivo do álcool, hábitos alimentares nocivos e exposição solar inadequada”, disse a Coordenadora do Programa Saber Saúde, Maria da Penha Zanotelli Dias da Silva.

“Assim, todos os professores, de todas as disciplinas, introduzem informações sobre tabaco e outros fatores de risco, de acordo com o currículo formal, no cotidiano da escola. Por isso, é necessária a capacitação que todos os professores da escola”, explicou a coordenadora.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/Deyvison Longui
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard