04/12/2009 13h22 - Atualizado em 23/09/2015 13h26

Projeto da Secretaria de Estado da Saúde é um dos ganhadores do Prêmio Inoves 2009

O Acolhimento com Classificação de Risco – um sistema em que os atendimentos de urgência são realizados de acordo com a gravidade de cada paciente –, implantado no Hospital Estadual Dório Silva, em Serra, unidade administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foi um dos vencedores do Prêmio Inovação na Gestão Pública (Inoves) 2009, na categoria “Atendimento ao cidadão”. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (03), durante a cerimônia de premiação.

Para a diretora administrativa do Hospital, Paula Aquino Souza, que inscreveu o projeto no Inoves e é uma das pessoas que contribuíram para a implantação da metodologia, ser um dos trabalhos ganhadores é gratificante. “É um reconhecimento ao esforço dos profissionais que atuam no Dório Silva. Ficamos muitos honrados e até emocionados por termos mudado o pronto-socorro. O acolhimento organizou a fila de entrada do hospital”, afirma.

Além do reconhecimento, a equipe do Hospital Estadual Dório Silva também ganhou R$ 7 mil para reinvestir no projeto. Segundo a diretora administrativa, o recurso já tem destino certo: “Vamos aplicar na compra de equipamentos hospitalares, revertendo os ganhos para os usuários”, explicou.

O Acolhimento



O sistema de Acolhimento por Classificação de Risco, embora já seja conhecido na Europa, onde surgiu, chegou ao Brasil apenas no final de 2007. O Espírito Santo é um dos primeiros do País a implantar esta nova tecnologia. Por meio dela, os pacientes que dão entrada nos prontos-socorros são avaliados e classificados em uma dentre cinco cores (vermelha, alaranjada, amarela, verde e azul), cada qual com uma gradação de gravidade.

A vermelha significa emergência absoluta, com risco imediato de perder a vida; a alaranjada, muito urgente, e risco imediato de perda de função de órgãos ou membros; a amarela, urgente, ou condição que pode se agravar sem atendimento; a verde, pouco urgente, com atendimento prioritário em unidades de saúde; e a azul, não urgente, com agendamento nestas unidades.

Inoves



O objetivo do Inoves é incentivar a modernização da administração pública no Estado, reconhecendo iniciativas que visem à produção de serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.

Premiada



Três projetos da Sesa já foram vencedores do Prêmio, dentre eles, o Farmácia Cidadã, em 2008. Este programa disponibiliza medicamentos excepcionais, facilitando o acesso a toda a população, e oferece um sistema de torpedo que informa aos pacientes o andamento do seu processo.

O Hospital Estadual São Lucas foi vencedor por duas vezes. Em 2007, pelo projeto Banco de Dados e Imagens Digitais de Exames Radiológicos e, em 2005, com o Projeto Digital, ambos disputados na categoria ‘Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação’.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro e Marcos Bonn
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776/ 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard