08/11/2006 13h51 - Atualizado em 23/09/2015 09h41

Projeto do CRE Colatina é classificado em congresso nacional

O projeto “Controle da utilização e descarte dos Materiais Perfuro-cortantes por Pacientes Insulino-Dependentes”, desenvolvido no Centro Regional de Especialidades (CRE) de Colatina, foi aprovado em terceiro lugar para apresentação no 58º Congresso Brasileiro de Enfermagem, que teve início domingo e prossegue até esta quinta-feira (09), em Salvador (BA).

O trabalho desenvolvido será apresentado pela acadêmica do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc) de Colatina e servidora do CRE, Sandra Helena Correia Barreto.

O estudo é resultado de uma parceria com o Programa de Agente Comunitário de Saúde (Pacs) e Programa de Saúde da Família (PSF) de Colatina.

“O trabalho é tema de monografia da estudante. Seu interesse em desenvolver o projeto ocorreu no momento em que ela observou que, durante a entrega dos materiais perfuro-cortantes (seringas e agulhas) aos pacientes diabéticos para realização da auto-administração de insulina, os mesmos relatavam desconhecer a forma correta de descarte do material”, explicou a superintendente regional de Saúde de Colatina, Cybeli Pandini Almeida.

Considerando o problema, foi realizada pela servidora uma entrevista, no período de 03 a 15 de janeiro deste ano, com 40 pacientes de insulino-terapia, sendo que 50% disseram desconhecer o procedimento correto de descarte dos materiais perfuro-cortantes e o provável risco à saúde das pessoas que manuseiam este material.

O objetivo do estudo é mostrar à população diabética e aos profissionais de saúde a importância do descarte correto dos materiais perfuro-cortantes utilizados para administração venosa da insulina.

“Isso considerando os sérios riscos à saúde, por meio da participação dos agentes e enfermeiros de PACS /PSF, cumprindo assim com uma das atribuições do enfermeiro como parte integrante da sociedade e atuando nas ações que visam satisfazer as necessidades da saúde da população”, afirmou a pesquisadora.

Para atingir o objetivo, ela está realizando um trabalho de educação em saúde com os pacientes, profissionais de saúde do CRE e também do Pacs e PSF de Colatina.

Lá, esses profissionais recebem várias informações sobre saúde e são orientados a armazenar os materiais descartáveis em frascos plásticos e após conteúdo completo, entregam nos postos de saúde do município mais próximos às suas residências, onde o enfermeiro do Pacs ou PSF lhe entrega um comprovante, cujo modelo faz parte do projeto.

Com este comprovante de devolução o paciente está habilitado a repor o material necessário à administração da insulina no CRE de Colatina, forçando com isso o descarte correto do material e contribuindo para a conscientização do paciente sobre a importância de sua participação no processo.

Esse trabalho está sendo implantado no CRE por ser a unidade que faz a entrega do material perfuro-cortante aos diabéticos em conjunto com o Programa de Saúde da Família de Colatina.

Desde a implantação do projeto, em janeiro de 2006, foram mais de 300 seringas e agulhas para 4.500 agulhas e 3.000 seringas distribuídas, com 100% de devolução.

Isto significa que todas as seringas e agulhas distribuídas aos pacientes insulino-dependentes por meio do CRE de Colatina estão sendo devolvidas pelas equipes de Pacs e PSF municipais para que sejam descartadas corretamente.

Tel.: 3177-7910 e 3177-7921
Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa/ Mariana Almeida / Daniele Bolonha