16/04/2014 12h00 - Atualizado em 23/09/2015 13h40

Projeto social para mães com bebês na UTI Neonatal é implantado em hospital público

Com o nome de "Tricotando com elas", o projeto pioneiro na rede pública estadual foi elaborado e executado por profissionais da equipe multidisciplinar do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves e conta com psicólogas, assistente social e fonoaudióloga. A ideia é trabalhar o tempo que as mães com recém-nascidos passam nas unidades de UTI Neonatal (Utin) e Unidade de Cuidados Intermediários (Ucin), e também oferecer apoio e suporte psicológico.

São realizadas dinâmicas, exibição de vídeos, oficinas de trabalhos manuais, diálogo e orientações, além de incentivar a troca de experiências entre elas e a própria equipe do projeto. Tal projeto fortalece o vínculo entre mãe e filho, no sentido de construir e reconstruir valores e cuidados importantes frente à saúde infantil.

Também é abordada a saúde dos bebês, preparando a mãe para possíveis aceitações de problemas de saúde que eles possuam ou venham a desenvolver, como síndrome de Down, por exemplo. O trabalho é realizado semanalmente todas as segundas-feiras, sempre alternando entre os períodos da manhã e tarde a cada semana, para contemplar todas as mães.

Marília Ribeiro, assistente social, explica a importância deste projeto e o impacto que ele traz para as mães. “O momento de internação de um bebê em uma unidade intensiva de internação é de grande fragilidade para mães. Por isso, eu, juntamente com outras profissionais como as psicólogas Nívea de Souza e Rojane Monteiro, a fonoaudióloga Juliana Soares e a assistente social Thais Cunha, desenvolvemos o projeto e obtivemos aprovação da direção para implementarmos. Trabalhamos diversos temas, proporcionando um momento específico para elas. Isso é fundamental para que essas mães possam se valorizarem, trocarem experiências e até mesmo formarem laços de amizade, além da parte de explicações sobre saúde, humanizando e tornando um pouco mais produtivo o tempo de permanência delas dentro do hospital”, destaca.

“Nesta segunda-feira (14), realizamos o segundo encontro, com a presença de cerca de dez mães com dinâmicas, exibição de vídeos e música e fizemos uma oficina de trabalhos manuais com a temática da Páscoa. As participantes puderam fazer uma toalha de mão decorada para deixar em cima das incubadoras dos seus bebês”, conclui Marília Ribeiro.

Priscila dos Anjos Redighieri, 22 anos, mãe da pequena Isabella, foi uma das participantes do segundo encontro. “Dei a luz aqui na maternidade do Hospital Jayme mesmo e há pouco mais de dois meses acompanho minha filha na Ucin. Como o ambiente às vezes fica cansativo, esse projeto é bom para distrair, ouvir orientações e conversar com outras mães que estão passando pela mesma situação. É um diferencial a gente poder ser assistida desta forma”, revela.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Thiago Alves
(27) 99274-5245
thiago.alves@hejsn.aebes.org.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard