06/01/2009 15h01 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Propostas para melhoria na gestão da Saúde são apresentadas nesta quarta (07)

As propostas para a melhoria da qualidade na gestão da saúde pública capixaba foram apresentadas nesta quarta-feira (07), à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por três representantes da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG): o superintendente de Educação, Thiago Horta; o assistente jurídico, Gleydson Sperber, e a assessora da Superintendência de Educação, Stella Areas. A reunião foi realizada no Laboratório Central (Lacen) da Sesa.

As ações, segundo a gerente do Programa de Melhoria de Qualidade de Atenção Hospitalar da Sesa, Jaqueline Moffati, preveem a realização de dois cursos - um voltado para a qualificação dos diretores dos hospitais públicos e filantrópicos e outro direcionado para a especialização dos secretários ou técnicos municipais de saúde - e de oficinas - para colocar em prática o Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde no Espírito Santo.

A gerente adiantou que das três propostas apresentadas pelos representantes da ESP-MG, é provável que a equipe da Sesa acate a execução das oficinas do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde e a promoção do curso de especialização para os diretores de hospitais do Estado. O outro curso, voltado para os gestores municipais, ainda deverá continuar em análise.

Para o superintendente de Educação da ESP-MG, Thiago Horta, a apresentação desta quarta (07) descreve as ações educacionais para o fortalecimento do modelo de redes de atenção. “O objetivo é configurar uma ação que possibilite uma mudança do processo de trabalho em prol de um modelo de atenção em rede integrada, respondendo assim à necessidade da saúde da população capixaba”, explicou o superintendente.

Em termos práticos, as propostas representam o começo de um processo gradual de melhoria da gestão hospitalar. “É o início de um trabalho para melhorar a qualificação da gestão dos hospitais públicos e filantrópicos do Estado. O produto final do curso de especialização será um plano diretor para os hospitais, visando prepará-lo para o processo de acreditação hospitalar”, disse Jaqueline Moffati.

Participaram da reunião integrantes do Núcleo Especial de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Nued-RH), da Subsecretaria de Estado da Saúde para Assuntos de Gestão Hospitalar (SSAGH), da Gerência Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (GEPDI) e do Núcleo Especial de Normalização.

A ESP-MG

A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais é uma instituição formadora de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Com 62 anos de existência, é responsável pela execução das ações educacionais da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e atua na concepção pedagógica vinculada à Educação Permanente em Saúde, sempre em consonância com os princípios do SUS.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard