24/05/2011 08h46 - Atualizado em 23/09/2015 13h30

PS do Hospital Infantil de Vitória volta a funcionar nesta quarta (25)

O Pronto-Socorro do Hospital Estadual Infantil de Vitória recebeu a visita, na manhã desta terça-feira (24), do governador Renato Casagrande e do secretário da Saúde José Tadeu Marino. Eles descerraram a placa de inauguração do setor, que passou por obras de melhorias, beneficiando pacientes e servidores. Os atendimentos voltam a ser realizados a partir desta quarta-feira (25).

Casagrande chegou ao Hospital Infantil pela recepção do Pronto-Socorro. Após a solenidade de descerramento, foi conhecer as novas instalações ao lado de Tadeu Marino, do vice-governador Givaldo Vieira, dos subsecretários da Saúde, Gisele de Oliveira e Lúcio Spelta, dos diretores do Hospital, Paula Aquino Souza, Rachel Lacourt Costa e Jorge Encarnação, do secretário de Saúde de Vitória, Luiz Carlos Reblin e da presidente da Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci), Elisa Maria Franchiani de Oliveira.

O secretário conduziu a visita, fazendo o percurso que geralmente é percorrido pelo paciente que dá entrada na Unidade. No caminho, foi explicando passo a passo ao governador como funcionarão as áreas de atendimento. Primeiro passaram pela Sala de Acolhimento com Classificação de Risco, depois seguiram para a Sala de Espera do consultório, logo após seguiram para a Sala de Observação e finalizaram conhecendo o Setor de Emergência.



"O Governo do Estado está trabalhando para resguardar e preservar a vida dos capixabas, com os grandes investimentos na saúde, e tornando o atendimento mais fraterno, com melhoria das acomodações para quem busca o hospital e das condições de trabalho, para os profissionais da saúde. Além disso, vamos ajudar os municípios a estruturar o atendimento primário, para organizar o serviço de saúde em todo o Estado e desafogar, assim, os hospitais", destacou o governador.

Tadeu Marino explicou que o principal objetivo das reformas é humanizar o atendimento aos pacientes, além de trazer mais bem-estar ao servidor. “Essa reforma tem como meta primordial, que também é a meta do Governo do Espírito Santo, a humanização. Criamos Sala de Parada Cardiorrespiratória, de Isolamento. Queremos trazer mais conforto para os servidores também”.



O secretário também destacou a importância da Unidade na formação de profissionais. “Sou pediatra e minha formação foi feita aqui no Infantil, assim como a da maioria dos pediatras do Espírito Santo. Passei por aqui há 30 anos, mas o Hospital ainda tem um papel pedagógico na formação do médico, continua sendo referência”.



Embora a reforma traga melhorias a curto prazo, José Tadeu Marino não esqueceu de mencionar o projeto do novo Infantil de Vitória. “O projeto do novo Hospital vai entrar em licitação no segundo semestre deste ano. Será completamente novo, com prioridade para leitos intensivos e de oncologia, e instalações modernas. A saúde dos nossos meninos é prioridade”, concluiu.

O novo PS

As adequações realizadas no novo Pronto-Socorro transcorreram dentro da programação estipulada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que exigia pelo menos três meses de paralisação do serviço. Entre reforma e substituição de equipamentos e móveis foram investidos R$ 360 mil.



A área física do setor passou por mudanças para proporcionar um ambiente mais humanizado. Foram criadas salas de Observação com 20 leitos (para aguardar internação), de Isolamento (duas, para doenças infecto-contagiosas) e de paradas cardiorrespiratória. A Sala de Emergência foi ajustada para melhorar a visibilidade dos pacientes.



Além disso, o espaço do Pronto-Socorro foi adequado para o fluxo do sistema de acolhimento com classificação de risco – ferramenta que classifica e acolhe os pacientes, priorizando os casos graves. O revestimento das paredes foi refeito, as infiltrações corrigidas, o local pintado e o ambiente climatizado. Todo o mobiliário e equipamento foi trocado.



Com a reinauguração do Pronto-Socorro do Infantil de Vitória, os atendimentos de urgência e emergência, que estavam concentrados temporariamente no Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba), voltarão a ser feitos nas duas Unidades, referências na área no Espírito Santo.

Referência

O Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória funciona há mais de 76 anos atendendo capixabas e até mesmo moradores de estados vizinhos. No fim do ano passado foi contratada a empresa que fará o projeto para a construção do novo Hospital Infantil de Vitória.



Atualmente, conta com 125 leitos, 15 dos quais são intensivos, dois hospitais dia. São realizadas entre 450 e 500 cirurgias por mês e o número de internações gira em torno de 400 mensais. O Pronto-Socorro presta cerca de 6 mil atendimentos por mês em média.

A Unidade é referência em Ortopedia e Traumatologia, Hemoglobinapatia, Escoliose Toracolombar grave, Neurocirurgia, Oncologia, Queimados, Osteogênese Imperfeita, Infectologia e DST/Aids, Asma Grave, Fibrose Cística e Doenças Metabólicas e também dispõe de um Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/ Valesca de Monteiro
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Governo do Espírito Santo
Rodolfo Harckbart
Trl.: (27) 9945-7534
rodolfo.leal@seg.es.gov.br
@Rodolfo_Harck
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard