13/11/2006 10h11 - Atualizado em 23/09/2015 09h41

Reformas no Dório Silva alteram atendimento no PS

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) iniciou nesta sexta-feira (10) as obras de ampliação do Pronto-Socorro e construção do novo CTI e Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Dório Silva. Essa ação implicará em restrições temporárias na capacidade de atendimento de urgência no Pronto-Socorro, que priorizará os casos de maior gravidade.

“As obras são inadiáveis para a melhoria do funcionamento do hospital. Estamos adotando todas as providências para que não haja comprometimento do atendimento à população nos demais serviços de urgência do SUS”, garantiu o secretário de Estado de Saúde, Anselmo Tose.

O secretário enfatizou que nenhuma transferência ou encaminhamento deverão ser feitos ao Hospital Dório Silva sem contato prévio com as Centrais de Regulação de Urgência (SAMU 192) ou Central de Regulação de Internação. “É indispensável que cada gestor municipal e de serviços de saúde do SUS adotem medidas para adequação dos seus atendimentos ambulatoriais e hospitalares”, lembrou ele.

Para a diretora-geral do Dório Silva, Sônia Dalmolim de Souza, a grande vitória com essa reforma é a implantação do acolhimento com classificação de risco. “Com as mudanças, vamos ter as salas vermelha, amarela e verde, onde distribuiremos os pacientes por grau de urgência. Trata-se da humanização do pronto-socorro“, comemorou. Todos os profissionais da equipe do Dório Silva já estão recebendo treinamento.

O valor da obra, entre melhorias físicas e equipamentos, está estimado em R$ 10 milhões. O novo CTI, que contava com 14 leitos, vai ganhar mais dez, totalizando 26 vagas. O Centro de Tratamento de Queimados, referência no Estado, vai passar de seis para 16 leitos.

Preocupada em comunicar a todos os capixabas as melhorias no hospital, a Sesa divulgou nos principais veículos uma nota oficial sobre o assunto. O ofício também foi enviado a todos os diretores de hospitais da rede pública e privada, prefeitos e secretários municipais, senadores, deputados federais, planos de saúde e emergências. Leia abaixo:

NOTA OFICIAL À POPULAÇÃO CAPIXABA E GESTORES DO SUS

A Secretaria de Estado de Saúde informa que iniciou no Hospital Dório Silva a ampliação do Pronto-Socorro e construção do novo CTI e Centro de Tratamento de Queimados.

Essas obras, que são fundamentais para a melhoria do atendimento, implicarão em restrições no atendimento de urgência no Pronto-Socorro, que priorizará os casos de maior gravidade.

Nenhuma transferência ou encaminhamento deverão ser realizadas para o Dório Silva sem contato prévio com a Central do Samu 192 ou com a Central de Internação.

A secretaria conta com a compreensão da população e parceria dos hospitais e municípios.

Secretaria de Estado de Saúde

Gustavo Tenório / Franciane Barbosa / Mariana Almeida / Daniele Bolonha