06/06/2014 08h22 - Atualizado em 23/09/2015 13h41

Região Central recebe seminário sobre Telessaúde|ES

Municípios da Região Central capixaba terão a oportunidade de participar de um seminário sobre o Telessaúde|ES, que será realizado na terça-feira (10) em Colatina. A iniciativa visa a apresentar, divulgar, esclarecer e incentivar a adesão ao programa. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do site http://telessaude.ifes.edu.br.

O “1º Ciclo de Seminários Regionais de Saúde e Tecnologia” já contemplou as Regiões Norte e Sul. Depois da Central será a vez da Metropolitana. O encontro é aberto a profissionais da atenção básica, como gestores e coordenadores, agentes comunitários de saúde, além de médicos, enfermeiros e dentistas das unidades básicas de saúde (cadastradas ou não no programa) e estudantes.

Atualmente, 61 das 78 cidades capixabas têm pelo menos uma unidade de saúde integrada ao programa, instituído no Espírito Santo em 2011. Essa será uma oportunidade para aderir à iniciativa. Os municípios que já são participantes poderão aproveitar a ocasião para aumentar o conhecimento acerca dessa ferramenta.

Vantagens

Uma das principais vantagens do Telessaúde é minimizar encaminhamentos equivocados de pacientes atendidos na rede básica, acelerando o diagnóstico e tratamento, pois permite ao profissional do município que obtenha uma segunda opinião sobre determinado caso com um especialista por meio da Internet. Para quem mora no interior, isso evita grandes deslocamentos para receber atendimento especializado sem necessidade.

Por outro lado, o programa também conta com um vertente educacional, que contribui com a melhoria da assistência na medida em que promove debates sobre temas recorrentes por meio da promoção de webconferências com referências técnicas do assunto em questão.

Funcionamento

Para se cadastrar ao programa o pré-requisito é que a unidade de saúde tenha um ponto de Internet. De modo geral, quando é necessária uma segunda opinião, o profissional da rede básica acessa o site do Telessaúde|ES e faz toda a descrição do caso, podendo anexar fotos ou exames. Essa informação é recebida por um médico regulador do Hospital das Clínicas (Hucam), em Vitória.

O hospital conta com toda uma equipe de especialistas que podem ser acionados para dar suporte. Depois de estudado e analisado, a segunda opinião é respondida em um prazo de até 72 horas.

O Telessaúde|ES é uma iniciativa em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Dannielly Valory/Kárita Iana/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/99969-8271/99943-2776/99983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard