04/09/2006 14h38 - Atualizado em 23/09/2015 09h38

Regional Colatina implanta Programa de Controle de Tuberculose

Superintendência Regional de Saúde de Colatina (SRSC) realizou, na manhã de sexta-feira (01), a “Oficina de Implantação dos Instrumentos de Registro do Programa de Controle de Tuberculose (PCT)”.

O evento ocorreu no auditório do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) do município. Participaram do curso os coordenadores da Vigilância Epidemiológica e Referências Técnicas do Programa de Tuberculose dos 16 municípios da micro-região de Colatina: Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra São Francisco, Boa Esperança, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério e Colatina.

“O objetivo da oficina é a implantação do Livro de Registro de Sintomáticos Respiratórios no serviço de saúde. Esta ação tem como meta a procura de casos voltados para os grupos com maior probabilidade de apresentar tuberculose”, explica a chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde da região, Késia Margotto Caliari.

De acordo com Késia Margotto, a equipe de tuberculose deve estar preparada para realizar a busca de Sintomáticos Respiratórios, maiores de 15 anos que procuram os serviços de saúde por qualquer motivo e apresentam queixas de tosse e expectoração por três semanas ou mais.

“Esta ação permite detectar os casos precocemente. O segundo objetivo é implantar o Registro de Pacientes e acompanhamento de tratamento dos casos de tuberculose, além da elaboração de fichas de acompanhamento da tomada diária de medicação no tratamento supervisionado”, acrescentou Késia.

As oficinas tiveram como monitores Josedi Hortêncio Messias, coordenador regional do Programa de Tuberculose, que abordou o tema “Estratégia DOTS e Impacto da Tuberculose na Saúde”, além da própria chefe da Vigilância, que apresentou os instrumentos de registro do PCT nas unidades de saúde locais.

Gustavo Tenório / Franciane Barbosa / Clarissa Scárdua
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br