03/10/2005 11h53 - Atualizado em 23/09/2015 09h34

Relatório aponta serviços mais procurados no Antônio Bezerra de Faria

O Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), de Vila Velha, divulga pela segunda vez um relatório de atividades relativo ao primeiro semestre de 2005. Com esses resultados, a direção da unidade poderá otimizar a prestação de serviços, a partir da identificação da demanda atendida.

Em relação aos registros dos atendimentos por município realizados no pronto-socorro, Vila Velha foi responsável por 85,3% da demanda. Cariacica fica em segundo lugar, com 8,05%. Entre as especialidades de pediatria, ortopedia, obstetrícia, cirurgia geral e clínica médica, esta última representa a maior procura nesse primeiro semestre, com 27.836 atendimentos.

Ainda no pronto-socorro, de quase 60 mil pessoas que procuraram os serviços do hospital de janeiro a junho, 51,8% é do sexo feminino e a faixa etária que mais demandou está entre 20 e 30 anos. Foram realizados, nos seis primeiros meses do ano, 990 cirurgias e mais de 13 mil exames de diagnóstico por imagem.

A diretora-geral do HABF, Luciana Ceolin, apresentou o relatório de gestão do primeiro semestre aos gerentes e funcionários da instituição e enfatiza a importância de se dar uma resposta aos funcionários sobre o trabalho desenvolvido no dia-a-dia.

“Com a informação mais abrangente acerca do funcionamento do hospital, oferecemos ao nosso servidor uma maior noção dos custos para manter uma instituição desse porte, além de reforçar a importância e a responsabilidade do trabalho exercido por nós, profissionais da saúde. Dessa forma, reafirmamos o compromisso que precisamos ter com a qualidade na prestação dos serviços aos nossos usuários”, conclui.

Histórico

O Hospital Antônio Bezerra de Faria foi fundado em junho de 1958 e era conhecido, até pouco tempo, como Maternidade de Vila Velha. Referência no atendimento de urgência e emergência, a instituição possui hoje, em seu quadro de pessoal, 628 servidores entre o corpo clínico, administrativo e funcionários que prestam serviços terceirizados.

Em julho deste ano o governador Paulo Hartung e o secretário de Saúde do Estado, Anselmo Tose, assinaram ordem de serviço para a reforma e ampliação do Hospital, no valor de R$ 2,7 milhões.

As obras prevêem o aumento e melhoria no atendimento da urgência e emergência, com a reforma do pronto-socorro, centro cirúrgico, laboratório, Unidade de Tratamento Intensivo e nos setores de radiologia, esterilização e nutrição. A instituição terá 45 novos leitos, somados aos 83 existentes.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Texto: Cynthia Silva