06/10/2008 06h18 - Atualizado em 23/09/2015 13h22

Resultados de pesquisas para melhoria do SUS serão apresentados em seminário

Os resultados das pesquisas desenvolvidas para melhoria da qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS) serão apresentados durante os Seminários de Avaliação Parcial e Final, que acontecem a partir da próxima quarta (08), e vão até a sexta-feira (10), no auditório do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Vitória.

Os dois eventos serão realizados pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Fapes) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e pretendem divulgar os resultados das pesquisas, promover o debate em torno dos principais problemas de saúde da população do Estado, além de aproximar pesquisadores e profissionais que atuam no SUS.

Ao todo serão apresentadas 37 pesquisas, sendo 19 concluídas (seminário final). As outras 18 estão em desenvolvimento (seminário parcial).

Saúde e Ambiente e Trabalho, Saúde Mental, Sistemas e Políticas de Saúde, Doenças Transmissíveis e Não-Transmissíveis, Alimentação e Nutrição, Assistência Farmacêutica, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Idoso e Saúde da Mulher são as áreas temáticas das pesquisas que serão apresentadas.

Nos Seminários haverá a participação de especialistas capixabas e consultores ad hoc de outros estados que avaliarão a qualidade e a aplicabilidade das pesquisas. Ao final de cada bloco de apresentações, será realizado um debate. Também estarão presentes técnicos da Sesa, da Fapes, do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A participação no evento é aberta a interessados em aprofundar conhecimentos e conhecer os projetos voltados para a melhoria da qualidade do SUS do Espírito Santo.

De acordo com responsável pelo PPSUS da Sesa, Solange Corradi, será uma oportunidade para discutir os problemas relacionados ao SUS no Estado e tornar as pesquisas conhecidas entre os gestores e profissionais da Saúde, que avaliarão a possibilidade de incorporar os resultados dos estudos ao sistema de saúde pública do Estado.

Para o gerente de Inovação Social da Fapes, Pedro Bussinger, as pesquisas realizadas aumentam consideravelmente a qualificação dos pesquisadores capixabas com extraordinário impacto para a capacidade instalada de pesquisa na área da saúde.

Parceria

A ação faz parte do Programa Nacional “Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde”, que busca investir e financiar pesquisas em temas prioritários de saúde, capazes de dar resposta aos principais problemas de saúde da população, que necessitam de conhecimento científico para sua resolução. A realização no Espírito Santo é resultado da parceria entre o MS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Fapes e da Sesa.

Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sect
Luisi Pessôa
(27) 3380-3780/ (27) 9964-2490
luisi@sect.es.gov.br


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard