01/09/2005 13h52 - Atualizado em 23/09/2015 09h34

Roberto Silvares dobra leitos para portadores de HIV/Aids

O Hospital Roberto Arnizaut Silvares, referencia no atendimento de urgência e emergência em São Mateus, vai reformar e dobrar, de dois para quatro, o número de leitos destinados aos pacientes portadores de HIV/Aids.

Isso será possível graças à aprovação do projeto “Integração dos Pacientes Soro Positivo. Cuidar sem Descriminar – Humanizar” enviado pela unidade para fazer parte do Financiamento de Projetos para Implantação e Implementações de Serviços para o Diagnóstico e Assistência em HIV/Aids, do Ministério da Saúde, através do Programa de DST/Aids da Secretaria de Saúde.

Segundo dados do Ministério, a verba disponibilizada ao Roberto Silvares para estas mudanças é de cerca de R$ 10 mil reais. Logo que recebeu o comunicado, no último 25 de agosto, o diretor-geral do hospital, Allan Jacqueson Barbosa Lobo, esteve em reunião com representantes da Secretaria Estadual e afirmou que a unidade possui todos os pré-requisitos para, assim que autorizado, dar início as obras na instituição.

“Como estamos dentro das normas estabelecidas pelo Ministério, quando as reformas e ampliações estiverem concluídas poderemos levar aos nossos pacientes maior qualidade no atendimento. E, como muitas vezes o tempo de internação é longo, acredito que a melhoria deste espaço físico irá influenciar, até mesmo, na auto-estima deles, o que nos deixa muito felizes”, relata o diretor.

Além do Roberto Silvares, mais 12 instituições no Estado tiveram seus projetos aprovados pelo Ministério. A verba total para o financiamento dos projetos é de aproximadamente R$ 255 mil. O resultado foi divulgado no site do Governo Federal.

Município

O Hospital Roberto Arnizaut Silvares vem desenvolvendo atendimento aos pacientes com HIV/AIDS desde 1990, quando foram constatados os dois primeiros casos da doença no município.

No Norte do Estado, o hospital é referencia neste atendimento e o número de internações de pacientes soropositivos chega a quatro por mês.
Dados do programa de DST/Aids apresentam que até 2003 aproximadamente 350 casos acumulados de pessoas com HIV/AIDS são atendidos pelo serviço, sendo que 60% são residentes em São Mateus.

Com estes dados foi comprovado que o município encontra-se entre os 10 com o maior número de casos de HIV/Aids no Estado. Com o projeto, o Roberto Silvares irá beneficiar, além dos municípios do Norte do Espírito Santo, os do sul da Bahia e, ainda, parte de Minas Gerais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/Clarissa Scárdua/Deyvison Longui
Texto: Cintia Zaché - Assessoria de Imprensa e Marketing do Hospital Roberto Arnizaut Silvares Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard