24/10/2005 10h20 - Atualizado em 23/09/2015 09h34

Roberto Silvares inaugura Programa de Internação Domiciliar

Destacado como um dos métodos mais adequados para tratamento médico humanizado, a Secretaria de Estado da Saúde inaugura mais um Programa de Internação Domiciliar (PID), desta vez, ligado ao Hospital Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus.

A inauguração do serviço acontecerá às 11h30 desta terça-feira (25). O evento contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose; do diretor do hospital, Allan Jacqueson B. Lobo, de prefeitos e secretários da região Norte, além de convidados e funcionários do Hospital.

O Programa foi apresentado pela secretaria de Estado da Saúde (SESA), através da Superintendência de Ações de Saúde (SAS), e no Hospital Roberto Arnizaut Silvares contará com uma equipe formada por um médico, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, uma assistente social, fisioterapeuta e psicólogo.

“Construímos uma sala específica para o programa. Nela, a equipe poderá trabalhar, fazer as reuniões necessárias e traçar metas”, afirmou Allan Jacqueson.

O PID visa promover a assistência em ambiente domiciliar aos pacientes que receberam alta hospitalar, e que não necessitam de exames freqüentes e tecnologia complexa, tudo de forma humanizada e com o auxílio de uma equipe da própria unidade.

“O objetivo deste atendimento domiciliar é reintegrar estes pacientes à sociedade. Geralmente, eles passam muito tempo dentro de um hospital, tendo, por muitas vezes, que ir e voltar num curto espaço de tempo para o hospital. Com o PID isto muda. O contato familiar, em muitos dos casos, só vai ajudar a recuperação destes usuários, resultando numa maior oferta de leitos”, destaca o diretor do hospital.

Segundo as normas do PID, o perfil dos integrantes deste programa, é composto por pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), ou acamados em geral com seqüelas neurológicas, pacientes com doenças pulmonares e pós-cirúrgicos.

Uma outra vantagem da internação em casa é a diminuição do risco de uma infecção hospitalar por estes pacientes, que receberão durante todo tempo de internação domiciliar visitas de uma equipe, com procedimentos, medicamentos e equipamentos necessários para o atendimento.

Para serem admitidos no programa, os pacientes precisam passar pelo encaminhamento do médico do hospital, avaliando aspectos clínicos e socioambientais para sua inclusão no programa.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Texto: Cíntia Zaché – gerente da assessoria de comunicação e marketing do Hospital Roberto Arnizaut Silvares
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard