17/05/2013 11h16 - Atualizado em 23/09/2015 13h37

Sábado (18) é dia de doar sangue em Ponto Belo

A equipe de coleta externa do Hemocentro Estadual de São Mateus estará em Ponto Belo, neste sábado (18), para coletar sangue e fazer o cadastramento de possíveis doadores de medula óssea. Os voluntários devem comparecer ao Centro da cidade das 08 às 15 horas.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 67 anos, ou 16 e 17 anos de idade, desde que possua autorização do responsável legal e apresente documento original do mesmo. Não há peso mínimo: pessoas com menos de 50 quilos também podem doar após passarem por avaliação médica.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Medula óssea

Além de doar sangue, o voluntário poderá se inscrever no cadastro nacional de potenciais doadores de medula óssea (Redome). Para isso, basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 5 ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar.

A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil. Por causa desta dificuldade é organizado o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar.

Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, o voluntário é então chamado para exames complementares e para realizar a doação.

A medula óssea é um tecido líquido que fica na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. Quem sofre de doenças como leucemia pode precisar do transplante do tecido.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard