16/02/2015 14h30 - Atualizado em 23/09/2015 13h43

Saiba como voltar bem ao trabalho depois do Carnaval

Muitas pessoas exageram na comida e na ingestão de bebida alcoólica durante feriados prolongados, como o Carnaval, e se esquecem de que a vida volta ao normal depois da diversão. Para ajudar aqueles que não querem passar mal no meio da folia nem depois, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dá algumas dicas.

A nutricionista Aline Carvalho Salvador alerta que não existe milagre para não sentir os efeitos do desequilíbrio na alimentação, portanto, o mais recomendado é controlar o que a gente vai comer e beber. “Não há problema algum em comer doces, fazer churrascos ou comer lanches gordurosos, mas, neste feriado, tente evitar que todas as suas refeições sejam assim. Procure ter um café da manhã nutritivo, não deixe de comer frutas e verduras todos os dias, mesmo que seja em quantidade pequena. E se já for tarde da noite, evite refeições muito gordurosas”, orienta.

Aline Carvalho ainda ressalta que é importante comer alguma coisa antes de ingerir bebida alcoólica, além, é claro, de controlar a quantidade de bebida consumida. Ela explica que a presença de alimento no estômago diminui a absorção do álcool. Para se ter uma idéia, nosso organismo leva cerca de 1 hora para metabolizar de uma a duas latas de cerveja ou uma taça de vinho. “Quando bebemos em grande quantidade, o fígado atinge seu limite e não é capaz de fazer a desintoxicação por completo em um período curto de tempo, aumentando assim os efeitos adversos do álcool no nosso corpo”, explica.

De acordo com a especialista, é preciso tomar cuidado também com o tipo de alimento consumido durante a folia. É muito comum as pessoas optarem por comer em restaurantes, lanchonetes ou em barraquinhas e carrinhos de rua, por isso é necessário observar a qualidade da comida e o ambiente em que ela está exposta. E para aqueles que estão na casa de praia, por exemplo, e preferem fazer sua própria refeição, é preciso ter cuidado na hora do preparo e da conservação do alimento. “O consumo de alimentos contaminados pode causar infecção e/ou intoxicação alimentar, com o aparecimento de diversos sintomas que podem acabar com a diversão, como náuseas, vômitos, dor de cabeça e diarréia”, frisa.

Aline Carvalho ressalta que o consumo de certos vegetais ajuda na capacidade do fígado de degradar as substâncias tóxicas para o corpo, mas os famosos sucos ‘detox’ não fazem emagrecer nem compensam os danos metabólicos sofridos durante o Carnaval. Nem tudo, porém, está perdido. A nutricionista ensina que “os sucos verdes, à base de vegetais e feitos na hora, acabam sendo uma ótima fonte de fibras, vitaminas e minerais, ainda mais para quem não tem muito costume de comer frutas e verduras”, finaliza.

Alimentos que podem ser acrescentados em sucos, saladas ou de acordo com a preferência:

-Água de coco;
-Chá verde;
-Chá de hortelã;
-Chá de salsinha;
-Suco de limão;
-Abacaxi;
-Mamão;
-Pera;
-Maçã;
-Gergelim;
-Linhaça;
-Gengibre;
-Iogurte natural;
-Verduras variadas, principalmente as crucíferas: couve, brócolis, couve-flor, mostarda (folha), couve de bruxelas, repolho.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/DanniellyValory/Juliana Rodrigues/Kárita Iana
Tels.: 3345-8074/3345-8137/9969-8271/9983-3246/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard