28/03/2007 16h37 - Atualizado em 23/09/2015 09h44

Samu 192 completa um ano de atividades

O Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel de Urgência (Samu 192) comemora um ano de atividades nesta quinta-feira (29), no Complexo de Regulação da unidade, em Vitória, a partir das 9 horas.

No total, são 18 veículos que prestam atendimento nos seis municípios, sendo 14 de suporte básico e quatro avançado (UTIs móveis), com bases posicionadas em áreas estratégicas da Região Metropolitana para facilitar o deslocamento. O próximo a integrar a rede de atendimento do Samu 192 é Guarapari. O serviço está previsto para entrar em funcionamento no mês de abril.

O Samu 192 é um programa que tem como finalidade garantir a qualidade no atendimento no Sistema Única de Saúde (SUS), prestando socorro à população em casos de urgência e emergência, em qualquer lugar, durante 24 horas, com equipes de profissionais de saúde especializadas. Em 2006, o serviço atendeu 252.262 ligações, realizou 65.107 regulações médicas e 33. 256 remoções.

Funcionamento

A Central de Regulação recebe as ligações, onde é identificada a emergência que é direcionada para um médico regulador. Ele faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as principais ações. A partir das primeiras informações é definido se será enviada uma ambulância ao local.

Caso seja detectada a situação de urgência pelo médico, ele determinará o deslocamento de uma ambulância do Samu 192 até o local da demanda. Caso contrário, o profissional orientará para que o problema seja resolvido na unidade de saúde mais próxima.

Enquanto a ambulância segue para o local da demanda, o médico orienta, por telefone, todos os procedimentos a serem tomados até a chegada do socorro. Com poder de autoridade sanitária, o médico comunica a urgência ou emergência ao hospital que irá receber o paciente para garantir a continuidade do atendimento.

“O Complexo de Regulação serve para gerenciar a ocupação dos leitos nos hospitais próprios e conveniados do Sistema Único de Saúde (SUS). Samu 192 não é ambulância. Não é transporte sanitário. É toda uma nova dinâmica de saúde, em que é possível controlarmos o fluxo e direcionar o atendimento para onde ele realmente deve acontecer”, diz o secretário de Saúde, Anselmo Tose.

Estrutura do Samu 192
- 14 ambulâncias de suporte básico;
- 04 ambulâncias de suporte avançado;
- 55 médicos reguladores;
- 32 enfermeiros;
- 82 motoristas;
- 66 técnicos de enfermagem;
- 42 Técnicos de Atendimento em Regulação Médica (TARMS);

A ligação para o Samu 192 é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone nos seguintes casos:

- Problemas cardio-respiratórios;
- Casos de intoxicação, trauma ou queimadura;
- Quadros infecciosos;
- Ocorrência de maus tratos;
- Trabalhos de parto;
- Tentativa de suicídio;
- Crises hipertensivas;
- Acidentes com vítimas;
- Casos de choque elétrico.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
27 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776
Texto: Mariana Almeida - marianaalmeida@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard