26/06/2007 10h04 - Atualizado em 23/09/2015 09h54

Samu 192 discute expansão para Região Sul e Serrana

O Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel de Urgência (Samu 192) completou um ano em 2007 e está em processo de expansão para Região Sul e Serrana do Estado do Espírito Santo. No início de julho será realizada, no Palácio da Fonte Grande, reunião para discutir os custos de implantação do serviço móvel de urgência na Região Serrana.

O Estado deverá investir, inicialmente, cerca de R$ 250 mil no projeto dessa região. Deverão ser contemplados com três ambulâncias de atendimento básico e duas avançadas, em 15 municípios da Região Serrana.

Região Sul

Na Região Sul do Estado, já ocorreram três reuniões e praticamente todos os municípios, cerca de 25, já aderiram ao Projeto Samu 192. Alguns dos indicadores que contemplam o projeto são: Diagnóstico loco-regional da área de abrangência do Samu; dados do serviço de saúde existentes e nível de complexidade, com a produção dos serviços por linha de atenção e hierarquia; caracterização e identificação de outros serviços importantes para elaboração do diagnóstico e dados epidemiológicos.

Ainda não há data prevista para a implantação do serviço na região. A central do 192 será sediada em Cachoeiro de Itapemirim, mas ainda falta definir quais municípios abrigarão as bases descentralizadas. Reuniões periódicas acontecem com o objetivo de esclarecer os aspectos técnicos de funcionamento e o objetivo de uma central de atendimento móvel.

Entre os procedimentos a serem explicados está o envio da ambulância somente em casos urgentes e, após a avaliação do médico regulador que estará em contato com a pessoa solicitante que deve repassar as condições do doente.

A partir destes encontros será produzido um estudo de todos os municípios envolvidos no projeto, que será apresentado ao Ministério da Saúde. Esse documento deverá ser analisado por técnicos do Ministério que poderão fazer outras exigências para a implantação, ou aprovar as apresentadas no relatório.

A previsão é instalar a central de atendimento com nove ambulâncias, sendo sete de atendimento básico e duas de suporte avançado. “Essa parceria entre Estado e municípios da Região Sul e Serrana é a porta de entrada para a melhoria da saúde de todos. O Samu 192 é um observatório da saúde em urgência.”, diz a coordenadora geral do Samu, Engre Beilke.

Estrutura do Samu

O Samu 192 está presente nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Fundão. Conta com 18 veículos que prestam atendimento, sendo 14 de suporte básico e quatro avançado (UTIs móveis), com bases posicionadas em áreas estratégicas da Região Metropolitana para facilitar o deslocamento.

O Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) é um programa que tem como finalidade garantir a qualidade no atendimento no Sistema Única de Saúde (SUS), prestando socorro à população em casos de urgência e emergência, em qualquer lugar dos municípios atendidos, durante 24 horas, com equipes de profissionais de saúde especializadas. Em 2006, o serviço atendeu 252.262 ligações, realizou 65.107 regulações médicas e 33. 256 remoções.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Mariana Almeida
marianaalmeida@saude.es.gov.br
(27) 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard