13/02/2006 13h31 - Atualizado em 23/09/2015 09h35

SAMU 192 lançado oficialmente nesta segunda

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU 192, uma parceria entre Governo Federal, Estadual e municípios da Região Metropolitana, foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (13), com as presenças do ministro da Saúde, Saraiva Felipe, e do vice-governador Lelo Coimbra, que representou o governador Paulo Hartung.

A cerimônia teve início às 11h40 desta manhã. O evento ocorreu no pátio do Complexo de Regulação da Assistência à Saúde, na Avenida Beira-Mar, em Vitória, onde funciona a Central de Urgência do SAMU.

Durante a solenidade, o secretário estadual de Saúde, Anselmo Tose, disse que dentro de mais dez dias entra em funcionamento a Central de Regulação de Internação, que integra o programa SAMU 192. Tose lembrou que a integração entre os parceiros do SAMU 192 é fundamental para que o programa se consolide e atenda à população. São parceiros do SAMU 192 o Corpo de Bombeiros, as prefeituras da Região Metropolitana da Grande Vitória, as polícias Civil, Militar, Polícia Rodoviária Federal e a Estadual.

Uma campanha institucional para esclarecer a população sobre o funcionamento do novo serviço será iniciada nos próximos dias. A campanha também visa a evitar que trotes interfiram no andamento dos atendimentos do serviço. Segundo o secretário, atualmente os trotes estão entre 30 e 40% das chamadas feitas.

O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, disse que com o lançamento do SAMU 192 no Espírito Santo, já são 86 em funcionamento no país, com uma cobertura que atinge a 70 milhões de brasileiros. Até março, será lançado o de número 100 e o beneficio chegará a atender a 100 milhões de cidadãos.

No evento, o ministro destacou dois dos vários convênios firmados nesta segunda (13) no Estado. Um deles, no valor de R$ 343 mil para as áreas de hemocirurgia e hemoterapia, e outro de R$ 60 mil para o Programa de Alimentação Saudável, que será implantado no Espírito Santo.

O serviço de pré-atendimento hospitalar móvel foi criado para prestar socorro, no local, em situações de gravidade, como problemas cardiorrespiratórios, acidentes graves em vias públicas, traumas, queimaduras e choques elétricos.

“O SAMU foi idealizado com o objetivo de implantar a excelência no atendimento dos casos de urgências”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose.

“Assim como ocorreu em outros estados brasileiros, a implantação do serviço vem para qualificar o atendimento prestado à população no momento de sua maior fragilidade, que é a urgência médica”, completou o titular da pasta.

Números

Nos primeiros 30 dias da etapa experimental, já foram registradas mais de 13 mil ligações e aproximadamente 3,5 mil atendimentos pelas equipes do SAMU.

Do total de ligações, 3.190 foram resolvidas no primeiro contato com o médico regulador; 1.827 demandaram o deslocamento das ambulâncias do SAMU; 3.811 foram trotes; e em 2.474 das chamadas quem chamou desligou o telefone.

Integrados ao serviço, atuam o Corpo de Bombeiros, as polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil. A maior procura pelo SAMU, até agora, foi do município da Serra, seguido, respectivamente, por Vitória, Cariacica, Vila Velha, Viana e Fundão.

As ambulâncias do SAMU já podem ser vistas circulando pelas ruas da Grande Vitória desde o final do último ano, quando o programa começou a funcionar em período experimental.

No total são 18 veículos, 14 de suporte básico e quatro de avançado (UTIs móveis), com bases posicionadas em áreas estratégicas da Região Metropolitana para facilitar o descolamento.

Equipe

O SAMU atende 24 horas e conta com uma equipe de aproximadamente 250 profissionais, dentre eles 45 médicos reguladores, 33 enfermeiros, 56 técnicos de enfermagem, 30 técnicos de atendimento médico (tarms) e 72 motoristas.

As ligações para o 192 são gratuitas e, inicialmente, atendidas pelos tarms. Esses técnicos fazem o registro da chamada e encaminham a ligação para os médicos reguladores, responsáveis pela orientação e encaminhamento da demanda.

Caso seja detectada a situação de urgência pelo médico, ele determinará o deslocamento de uma ambulância do Samu até o local da demanda. Caso contrário, o profissional orientará para que o problema seja resolvido na unidade de saúde tradicional mais próxima.

As ambulâncias chegam em poucos minutos ao local e, enquanto isso, o médico orienta por telefone todos os procedimentos a serem tomados até a chegada do socorro.

“O serviço conta com os melhores e mais modernos recursos estruturais, funcionais e tecnológicos para que a assistência às urgências seja rápida e com garantia de acesso aos hospitais”, acrescentou Tose.

Investimentos

O total de recursos executados na obra para a implantação do SAMU foi de R$ 439,7 mil, dentre os quais, R$ 269,7 mil da fase inicial de adaptação do prédio e R$ 170 mil para tratamento acústico das instalações, entre outras modificações.

A Central de Urgência do SAMU faz parte do Complexo de Regulação da Assistência à Saúde, que conta ainda com as centrais de Regulação de Internação, Alta Complexidade e Consultas/Exames Especializados, que estarão funcionando em breve.

Esse complexo melhora o gerenciamento dos serviços de saúde, otimizando a utilização dos quase seis mil leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS), além de facilitar a marcação de cirurgias eletivas, consultas e exames especializados.

Além do ministro, do governador e do secretário, estarão presentes no evento o titular da pasta de Saúde de Cuiabá, Dr. Elias Nogueira Peres, e outras autoridades do Samu de fora do Estado, entre outros.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Franciane Barbosa
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271