02/10/2013 11h33 - Atualizado em
23/09/2015 13h38
Samu 192: menos trotes e mais socorro a pacientes graves em 08 meses

Enquanto dados do Ministério da Saúde (MS) mostram que cerca de 60% das ligações para o Samu 192 no País são trotes, no Espírito Santo o registro dessas ligações vem caindo gradualmente e hoje representam 34% de todas as chamadas. No ano passado esse percentual era de 38%. Só nos primeiros oito meses deste ano foram cerca de 50 mil ligações a menos para relatar situações falsas, o que vem ajudando o serviço a ser mais eficiente e atender 100% dos casos clínicos e de traumas graves, com risco de morte.
A avaliação do coordenador geral do Samu 192 no Estado, Antonio Gomes Junior, é que neste ano, de um modo geral, o serviço registrou pelo menos 80 mil ligações a menos do que no ano passado, somando trotes e solicitações de informações simples que não precisariam ocupar uma linha para chamar socorro.
“O Samu tem aprimorado o atendimento, garantindo que todas as pessoas em caso de urgência e emergência que ligam possam ser de fato atendidas e encaminhadas para um pronto-atendimento ou pronto-socorro. Isso só tem sido possível com a ajuda da população que reduziu o número de ligações indevidas para o serviço”, pontuou.
Só para se ter uma ideia, a média de envios de ambulâncias que era de 122 em janeiro foi subindo ao longo deste ano e atingiu o pico de 144 envios por dia, no mês de agosto (Veja tabela abaixo). Os números mostram que, em julho, mês de recesso escolar, o número de envios de ambulâncias voltou a cair, alcançando média de 126 por dia.
O coordenador avalia que dois fatores influenciaram nesse número: o positivo foi a queda no registro de chamadas para socorro em acidentes de trânsito, mas em contrapartida houve aumento do número de ligações indevidas. Foram cerca de 1.500 ligações a mais que tiveram de ser filtradas pelos atendentes sobrecarregando as linhas do serviço, segundo informou Antonio Gomes.
Para Antonio Gomes Junior, os números, de uma maneira geral, refletem que uma parcela significativa da população reconhece a importância do serviço prestado e está colaborando para a maior eficiência do serviço.
“O Samu 192 agradece à população capixaba empenhada em evitar os trotes, aos pais que têm ensinado a suas crianças a importância do serviço e àqueles que estão refletindo, pensando duas vezes antes de ligar e ocupar uma das linhas que pode ajudar a salvar uma vida. Isso está gerando maior qualidade no atendimento. Estamos enviando socorro para todos os casos clínicos graves e para vítimas de acidentes graves em resposta às solicitações que chegam por telefone”, frisou.
Outra forma de ajudar é ligar de volta para o serviço para comunicar que a ambulância solicitada não é mais necessária quando, por algum motivo, o paciente já foi removido do local ou ficou claro que a situação não era tão grave. “Isso é importante porque libera mais rapidamente a ambulância para atender outro paciente”.
O Samu 192, em várias ações, tem contado com a parceria da unidade de resgate do Corpo de Bombeiros no socorro a vítimas e traumas e em situações de resgate, e também com apoio do helicóptero do Núcleo de Operações de Transportes Aéreos da Secretaria da Casa Militar do Governo do ES (NOTAer).
Os números
De 1º de janeiro a 31 de agosto
110.293 ligações para o Samu foram trotes (34%)
106.752 foram pedidos de informação (33%)
55.289 chamadas receberam orientações médicas (17%)
52.346 ligações foram reguladas pelo médico, que define se é preciso enviar ou não ambulância e qual de tipo de unidade, básica ou avançada (16%)
32.347 ligações reguladas geraram envio de ambulância (62%)
Envios de ambulância/dia
Janeiro – 122
Fevereiro – 132
Março – 131
Abril – 132
Maio – 135
Junho – 138
Julho – 126
Agosto – 144
Trotes e ligações indevidas
Janeiro a Agosto de 2012 – 296.317
Janeiro a Agosto de 2013 – 217.045
Diferença: 79.272. Desse total, pelo menos 50 mil foram trotes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
A avaliação do coordenador geral do Samu 192 no Estado, Antonio Gomes Junior, é que neste ano, de um modo geral, o serviço registrou pelo menos 80 mil ligações a menos do que no ano passado, somando trotes e solicitações de informações simples que não precisariam ocupar uma linha para chamar socorro.
“O Samu tem aprimorado o atendimento, garantindo que todas as pessoas em caso de urgência e emergência que ligam possam ser de fato atendidas e encaminhadas para um pronto-atendimento ou pronto-socorro. Isso só tem sido possível com a ajuda da população que reduziu o número de ligações indevidas para o serviço”, pontuou.
Só para se ter uma ideia, a média de envios de ambulâncias que era de 122 em janeiro foi subindo ao longo deste ano e atingiu o pico de 144 envios por dia, no mês de agosto (Veja tabela abaixo). Os números mostram que, em julho, mês de recesso escolar, o número de envios de ambulâncias voltou a cair, alcançando média de 126 por dia.
O coordenador avalia que dois fatores influenciaram nesse número: o positivo foi a queda no registro de chamadas para socorro em acidentes de trânsito, mas em contrapartida houve aumento do número de ligações indevidas. Foram cerca de 1.500 ligações a mais que tiveram de ser filtradas pelos atendentes sobrecarregando as linhas do serviço, segundo informou Antonio Gomes.
Para Antonio Gomes Junior, os números, de uma maneira geral, refletem que uma parcela significativa da população reconhece a importância do serviço prestado e está colaborando para a maior eficiência do serviço.
“O Samu 192 agradece à população capixaba empenhada em evitar os trotes, aos pais que têm ensinado a suas crianças a importância do serviço e àqueles que estão refletindo, pensando duas vezes antes de ligar e ocupar uma das linhas que pode ajudar a salvar uma vida. Isso está gerando maior qualidade no atendimento. Estamos enviando socorro para todos os casos clínicos graves e para vítimas de acidentes graves em resposta às solicitações que chegam por telefone”, frisou.
Outra forma de ajudar é ligar de volta para o serviço para comunicar que a ambulância solicitada não é mais necessária quando, por algum motivo, o paciente já foi removido do local ou ficou claro que a situação não era tão grave. “Isso é importante porque libera mais rapidamente a ambulância para atender outro paciente”.
O Samu 192, em várias ações, tem contado com a parceria da unidade de resgate do Corpo de Bombeiros no socorro a vítimas e traumas e em situações de resgate, e também com apoio do helicóptero do Núcleo de Operações de Transportes Aéreos da Secretaria da Casa Militar do Governo do ES (NOTAer).
Os números
De 1º de janeiro a 31 de agosto
110.293 ligações para o Samu foram trotes (34%)
106.752 foram pedidos de informação (33%)
55.289 chamadas receberam orientações médicas (17%)
52.346 ligações foram reguladas pelo médico, que define se é preciso enviar ou não ambulância e qual de tipo de unidade, básica ou avançada (16%)
32.347 ligações reguladas geraram envio de ambulância (62%)
Envios de ambulância/dia
Janeiro – 122
Fevereiro – 132
Março – 131
Abril – 132
Maio – 135
Junho – 138
Julho – 126
Agosto – 144
Trotes e ligações indevidas
Janeiro a Agosto de 2012 – 296.317
Janeiro a Agosto de 2013 – 217.045
Diferença: 79.272. Desse total, pelo menos 50 mil foram trotes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
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