05/07/2010 11h18 - Atualizado em 23/09/2015 13h27

Samu 192 passa a funcionar na Região Serrana e beneficia 65.779 pessoas

O Governo do Estado anunciou, na manhã desta segunda-feira (05), a expansão do Serviço Móvel de Urgência - Samu 192, para Marechal Floriano, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante. O serviço, que beneficiará 65.779 pessoas, começou a funcionar no último sábado (03), com duas ambulâncias. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Hartung e pelo secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, durante solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (05), na sede de Venda Nova do Imigrante.

Centenas de moradores compareceram ao evento. O secretário de Saúde aproveitou a oportunidade para explicar o funcionamento do Samu 192 à comunidade e às lideranças presentes. Uma ambulância de suporte básico ficará na base de Marechal Floriano e outra, de suporte avançado, em Venda Nova do Imigrante. Para acionar o Samu, os moradores ligarão para o número 192. Os atendimentos telefônicos e as regulações médicas serão feitas na base principal, que fica localizada em Vitória.

A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde - Sesa representará a abrangência de trechos de importantes rodovias que cortam o Estado, como a BR 262. Com isso, haverá diminuição no tempo-resposta dos atendimentos aos acidentes nesses locais, que geralmente são graves e envolvem múltiplas vítimas.

A Sesa é responsável por 70% dos custos do serviço. Somente em 2009, a Secretaria repassou ao Samu 192 R$ 10 milhões. E, somente para efetuar a expansão do serviço para a Região Serrana, a Sesa desembolsará mais R$ 1,52 milhão por ano. A administração do serviço fica por conta da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Samu 192

Com a expansão, o serviço contará com 22 ambulâncias, que atenderão a 10 municípios do Espírito Santo: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão, Guarapari (Região Metropolitana), Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins (Região Serrana), abrangendo um total de 1,7 milhão de capixabas.

Em 2009, o Samu 192 recebeu 590.521 ligações, sendo que 65.253 (ou 11%) foram atendimentos médicos, com 33.700 envios de ambulância. Entre os atendimentos realizados por ambulância, 45% foram por causas externas (queda, intoxicação, ferimentos por arma de fogo e branca e acidente de trânsito), 41% devido a causas clínicas (crise convulsiva, falta de ar severa, suspeita de acidente vascular cerebral e infarto) e 14% causas pediátricas, psiquiátricas ou gestantes em trabalho de parto.

O governador Paulo Hartung afirmou que o Governo do Estado fez um grande esforço para que o Samu 192 fosse implantado com sucesso no Espírito Santo e para que o serviço pudesse ter continuidade ao longo dos anos.

Hartung salientou que a ideia do Governo é expandir, passo a passo, o Samu 192 para todo o Espírito Santo. “Hoje, estamos atendendo metade da população do Estado. O Samu está consolidado em toda a Região Metropolitana de Vitória e estamos fazendo sua expansão pela Região Serrana”, frisou.

O governador enfatizou que desde o início do primeiro mandato o Governo tem trabalhado para reestruturar todo o setor de saúde no Espírito Santo. “O Samu 192 está nos ajudando nesse trabalho de reestruturação. Conseguimos trazer para o projeto uma parceria importante, de fora da máquina pública, a Santa Casa de Misericórdia de Vitória, que nos deu agilidade para comprar e contratar”.

Hartung ressaltou que produzir resultados na administração pública no Brasil é uma tarefa desafiadora. Hartung ressaltou que a burocracia e as leis arcaicas que regem o setor público são obstáculos que dificultam a prestação eficiente dos serviços à população.

“As dificuldades não são apenas por carência de recursos ou de pessoal. As leis que regem o setor público são ultrapassadas. O mundo mudou e ficamos engessados em uma realidade que não existe mais. As leis são retrógradas e deixam os administradores em dificuldade para fazer coisas simples, como comprar e contratar”, disse.

O Samu 192 atende somente aos casos de urgência e emergência, que são os que podem causar um risco de morte para a pessoa ou de sequela irreparável, como: traumas por acidentes, vítimas de arma branca ou arma de fogo, queda por altura, paradas respiratórias e crises convulsivas. Ou seja, pessoas que necessitam de socorro imediato.

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
Tel.: (27) 9941 3723

Alessandra Fornazier/ Fernanda Porcaro/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila