07/12/2006 07h00 - Atualizado em 23/09/2015 09h41

Samu e Corpo de Bombeiros fazem demonstração do Plano de Contingência para Acidentes com Múltiplas Vítimas

Durante 40 minutos, profissionais do Samu e do Corpo de Bombeiros uniram esforços e trabalharam na primeira demonstração do Plano de Contingência para Acidentes com Múltiplas Vítimas, na manhã desta quarta-feira (06). Foi simulada uma colisão entre dois carros e um ônibus, com 40 vítimas, na Praça do Papa. Um dos pontos altos da apresentação foi o incêndio de um Fusca.

O acidente foi registrado às 8h20 e em poucos minutos as viaturas dos Bombeiros e ambulâncias do Samu 192 chegaram ao local. Durante a simulação, os feridos foram retirados das ferragens e os médicos e enfermeiros do Samu fizeram uma triagem das vítimas. A gravidade do ferimento determinou para qual local o paciente foi direcionado, variando de vermelho (mais graves) para verde (menos graves).

Depois deste primeiro atendimento, os pacientes eram conduzidos para os hospitais de referência, localizados ficcionalmente no quartel do Corpo de Bombeiros.

Participaram da demonstração a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); as prefeituras da Região Metropolitana; componentes do Samu 192; da Polícia Militar; da Defesa Civil; da Guarda Municipal de Vitória; da Liga de Trauma do Espírito Santo e do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, “é importante fazer este tipo de ação com os profissionais que estão no front. Só assim poderemos avaliar se o tempo de resposta é satisfatório e se nossos profissionais estão trabalhando em conjunto com os parceiros. Estamos nos prevenindo para qualquer problema que possa acontecer, seja uma colisão de grande porte ou até mesmo uma queda de avião”.

Durante a simulação, o Samu 192 funcionou normalmente, fazendo os atendimentos na Grande Vitória para os casos de urgência e emergência.

Gustavo Tenório / Mariana Almeida / Daniele Bolonha
Texto: Gustavo Tenório
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271 / 9943-2776
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br