14/02/2006 16h14 - Atualizado em 23/09/2015 09h35

SAMU não é central de ambulâncias

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que a transferência de pacientes entre hospitais não pode ser solicitada pelo cidadão por meio do Serviço de Atendimento de Móvel de Urgência - SAMU 192.

Apesar de não poder ser acionada pela população, essa é sim uma das atividades realizadas pelas ambulâncias do SAMU. Entretanto, só pode ser solicitada pelos próprios hospitais da rede pública e/ou conveniados e médicos reguladores do serviço.

“O SAMU não é meramente um serviço de transporte sanitário ou uma central de ambulâncias”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose.

Isso porque, integrado ao processo regulatório realizado pelo Complexo de Regulação da Assistência à Saúde, o serviço foi idealizado para prestar o atendimento devido às situações de urgência.

Os procedimentos regulatórios são iniciados a partir do momento em que o médico regulador define se será enviada uma ambulância ou se, pela natureza da demanda, o atendimento será feito em uma unidade de saúde tradicional.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa/ Clarissa Scárdua
3137-2378/ 3137-2315/ 9969-8271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias no site:
www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard