25/10/2007 06h22 - Atualizado em 23/09/2015 10h01

Saúde Bucal alerta para a prevenção no Dia do Dentista

No Dia do Dentista, comemorado nesta quinta-feira (25), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, alerta para os cuidados que a população deve ter com a higiene oral. Medidas simples, como ter uma boa alimentação, beber muita água e usar fio dental também são importantes e reduzem enfermidades mais sérias.

Muitas doenças do corpo têm manifestações na boca. Por outro lado, muitas enfermidades bucais podem gerar problemas ao resto do organismo. Dores de cabeça, febre, dores nas costas e até doença no coração entre outras, podem ter suas causas em problemas orais, já que infecções bucais são disseminadas por meio das vias digestivas e circulatórias.

Até pouco tempo atrás, o dentista era temido pelo barulho amedrontador de seus instrumentos de trabalho diário. Com equipamentos mais modernos, tratar dos dentes já não assusta tanto. Mesmo assim, muitas pessoas não sabem a importância da higiene bucal e preferem ficar longe dos consultórios odontológicos.

Segundo o Ministério da Saúde, o País tem oito milhões de pessoas sem nenhum dente na boca e outros 30 milhões nunca foram ao dentista. O mercado de trabalho para os dentistas é muito concorrido nas metrópoles, mas apresenta boas oportunidades no interior. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que haja um dentista para cada 1.200 habitantes.

De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), existem 188 cursos de graduação em Odontologia em todo o Brasil, 50 deles só no Estado de São Paulo. São cerca de 308 mil profissionais da área trabalhando no País, 217 mil deles como cirurgiões-dentistas. No Espírito Santo, aproximadamente quatro mil profissionais estão na ativa.

Novos projetos

A Coordenação Estadual de Saúde Bucal tem o objetivo de garantir a implementação da Política Nacional de Saúde Bucal no Espírito Santo. Para isso, a Sesa está criando um guia de orientação e prática da assistência odontológica no serviço público estadual, com ajuda de instituições acadêmicas e coordenações municipais, entre outros.

Além disso, a Coordenação está trabalhando na implantação do Programa Estadual de Atenção ao Paciente com Necessidades Especiais, garantindo a assistência de pessoas com distúrbios neuropsicomotor severos em ambiente hospitalar. A idéia é que o programa se torne referência no atendimento desses pacientes.

O Dia 25 de outubro foi escolhido para Dia Nacional do Dentista por ser a data de assinatura do decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, em 1884. No início, quem fazia esse trabalho eram barbeiros ou ambulantes, em lugares mal higienizados.

Preste atenção nas dicas da OMS:
- escovação adequada;
- aplicação de flúor feita por profissionais treinados como cirurgiões-dentistas e técnicos em higiene dental (THD);
- uso de cremes dentais fluoretados;
- fluoretação do leite, do sal de cozinha entre outras experiências;
- dieta alimentar balanceada, reduzindo os alimentos compostos por açucares entre as refeições (conhecido, no meio odontológico, como "convívio inteligente com o açúcar");
- procurar um dentista de seis em seis meses.

Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação/Sesa