20/05/2005 15h22 - Atualizado em 23/09/2015 09h32

Saúde discute controle da infecção hospitalar

Com o tema “Controlar infecção é priorizar qualidade” a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza, nesta terça-feira (24), a V Jornada Capixaba de Controle de Infecção Hospitalar, no auditório da Rede Gazeta.

O evento será realizado das 8h às 17h, com os objetivos de esclarecer à população sobre o controle da infecção hospitalar e, reunir profissionais de saúde em geral para promover atualização e debates sobre o tema.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle de Infecção Hospitalar da Sesa, Angela Lourenço Lopes Rodrigues “a infecção hospitalar pode ser adquirida no hospital quando o paciente se interna ou realiza procedimentos (cirurgias, exames ou em caso de emergência), e pode se manifestar mesmo depois da alta”, explicou.

No Espírito Santo, 82 estabelecimentos assistenciais de saúde possuem Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) cadastrada junto à Coordenação Estadual. “No entanto, 130 estabelecimentos, entre clínicas e hospitais, ainda não possuem Coordenação”, disse Angela.

As principais ações da Coordenação Estadual para promover o controle da infecção hospitalar são: estimular e monitorar a implantação de CCIH nos estabelecimentos assistenciais de saúde; avaliar a situação e as ações do controle de infecção nos municípios e em serviços de saúde; apurar denúncia de infecção hospitalar e propor e estabelecer normas e critérios para procedimentos que possam causar infecção.

No Estado existem três Coordenações Regionais de Controle de Infecção: em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e em São Mateus. Além disso, existem sete Comissões Municipais: em Vitória, Vila Velha, Nova Venécia, Afonso Cláudio, Rio Novo do Sul, Vargem Alta e São Roque do Canaã.

A V Jornada é uma realização da Coordenação Estadual de Controle de Infecção Hospitalar da Sesa e envolverá, além de profissionais de saúde, hospitais, associações e coordenações estaduais, regionais e municipais de controle de infecção.

Infecção Hospitalar

A infecção pode ser causada pelo uso desnecessário de antibióticos, pela falta de hábitos de higiene e pela baixa imunidade do paciente. As bactérias que provocam a doença podem ser encontradas no próprio corpo do paciente, na água, nos alimentos, nos materiais e instrumentos contaminados e nas mãos de pacientes e acompanhantes.

Todas as pessoas que precisem de algum tipo de assistência à saúde, principalmente pacientes graves, recém-nascidos, idosos, diabéticos, portadores de câncer ou outras doenças que afetam a defesa do organismo humano, podem ser atingidos pela infecção.

“Para ajudar a prevenir ou tomar menos graves as infecções hospitalares é preciso evitar o uso desnecessário de antibióticos, não se automedicar, lavar as mãos antes e depois de visitas a pacientes internados e, ao procurar assistência, escolher um hospital que possua uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar atuante”, aconselha Angela.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Deyvison Longui
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br