26/08/2013 07h29 - Atualizado em 23/09/2015 13h38

Saúde do trabalhador: Sesa amplia debate sobre tratamento fisioterapêutico

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) se preocupa em debater estratégias de promoção da saúde do trabalhador. No Estado, o setor de fisioterapia do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-ES) é um dos mais acionados para ajudar a prevenir e tratar doenças ocupacionais. Para aprofundar o assunto, a Sesa realiza nesta terça-feira (27), um seminário no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), em Bento Ferreira, em Vitória, das 8h30 às 12 horas.

O público-alvo é formado por profissionais de saúde, fisioterapeutas e técnicos em segurança do trabalho. Quem quiser participar deve se apressar, pois as vagas são limitadas (80). As inscrições podem ser feitas pelo email crst@saude.es.gov.br. Haverá entrega de declaração de participação ao final do evento.

A chefe do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Rivana Fernandes, destaca que foram convidados para esse seminário especialistas que vão pontuar questões como as principais lesões por esforço repetitivo e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (LER/Dort), técnicas de reabilitação, experiências bem-sucedidas do Cerest, mas também debater a necessidade de os profissionais desenvolverem um olhar diferenciado para cada paciente, proporcionando tratamento individualizado.

A equipe de fisioterapeutas do Cerest, que funciona no CRE Metropolitano, em Jardim América, Cariacica, já vem realizando um trabalho individualizado, com ênfase na qualidade, lançando mão de atuação conjunta com massoterapeuta e terapeuta ocupacional para atender especificidades de pacientes.

Só no ano passado, 2.295 pacientes passaram pelo setor de fisioterapia do Cerest. Entre os principais motivos que levaram trabalhadores a procurar o serviço estão dores nas costas, lesões no ombro, tendinite (inflamação da estrutura que liga o osso ao músculo) e síndrome do túnel do carpo (compressão do nervo mediano na altura do punho).

Em 2011, 2.029 pacientes foram atendidos pela equipe de fisioterapeutas, que contabilizou 60.870 sessões de fisioterapia e 32.289 procedimentos executados. No ano passado, foram 2.295 pacientes atendidos, 68.850 sessões de fisioterapia e 34.032 procedimentos realizados.

Para ter acesso ao serviço é preciso passar por consulta coletiva que funciona também como uma triagem prévia para identificar os pacientes acometidos por doenças ocupacionais e comprovar a correlação desse problema de saúde com
o trabalho. O agendamento pode ser feito por telefone: 3636-2703.

Serviço
I Seminário sobre o olhar da Fisioterapia na Saúde do Trabalhador
Dia: terça-feira (27)
Horário: 08h30 às 12 horas
Local: Conselho Regional de Medicina (CRM-ES)
Endereço: Rua Professora Emília Franklin Mululo, nº 228, Bento Ferreira, Vitória.

Onde buscar atendimento
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-ES)
Endereço: Rodovia BR 262, Km zero - CRE-Metropolitano 1º andar, em Jardim América, Cariacica
Contato: 3636-2703, 3636-2704, Telefax: (27) 3636-2702
E-mail: crst@saude.es.gov.br
Obs: O agendamento para consulta coletiva pode ser feito por telefone: 3636-2703.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard