05/11/2014 14h32 - Atualizado em 23/09/2015 13h42

Saúde promove capacitação sobre chikungunya nesta quinta (06)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza nesta quinta-feira (06) uma capacitação sobre febre chikungunya com foco em médicos de hospitais e da atenção básica e enfermeiros que atuam na classificação de risco.

Entre os tópicos abordados no curso estão as manifestações clínicas da doença, como fazer o diagnóstico e o tratamento, a diferença entre chikungunya e dengue. Também serão enfatizadas as semelhanças entre a febre chikungunya e doenças que apresentam sintomas parecidos, como febre tifóide, malária, hepatites virais, leptospirose e dengue.

“Essas doenças provocam febre, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça, em alguns casos diarréia, lesões na pele e vômito, sintomas também presentes na chikungunya e que podem confundir um diagnóstico”, detalha a referência técnica do Núcleo Estadual de Vigilância Epidemiológica, Theresa Cristina Cardoso da Silva.

O curso será ministrado no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Vitória, a partir das 13h30, e a expectativa da Sesa é de que participem cerca de 150 profissionais.

“O papel da Sesa é fornecer subsídio para que os profissionais façam um atendimento adequado. Portanto, esperamos que haja uma boa adesão ao treinamento”, comenta a gerente de Vigilância em Saúde do Estado, Gilsa Rodrigues.

Controle dos vetores

Apesar do nome ainda um tanto complicado, a febre chikungunya é uma doença que pode ser prevenida de um jeito simples, com medidas que já são conhecidas pela população, pois são iguais às adotadas contra a proliferação do mosquito da dengue.

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde do Estado, este é o melhor momento para intensificar as ações de controle dos vetores (os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus), “já que o verão está próximo e o Espírito Santo está sob o risco de aparecimento dessa nova doença”.

A referência técnica do Núcleo Estadual de Vigilância Epidemiológica, Theresa Cristina Cardoso da Silva, ressalta que o Ministério da Saúde convocou todos os municípios para o Dia D de combate à dengue e à febre chikungunya, e que o Governo do Estado tem incentivado as prefeituras a realizarem ações de alerta para a população e os mutirões de limpeza.

No site da Sesa, a população e os profissionais de saúde também contam com um reforço de informações sobre a febre chikungunya. Na seção “Informações ao Cidadão”, estão disponíveis documentos detalhados sobre a doença, o manejo clínico, o fluxograma de atendimento, os procedimentos que devem ser adotados pelos setores de vigilância em saúde, entre outros dados.

Ajude a eliminar os focos da dengue e da febre chikungunya
- Limpe o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tire água dos vasos de plantas;
- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampe tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Mantenha os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
- Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Juliana Rodrigues/Kárita Iana/Marcos Bonn
Texto: Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Tels.: 3345-8074/3345-8137/9969-8271/9983-3246/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard