09/09/2015 07h28 - Atualizado em
23/09/2015 13h44
Saúde registra avanços em atendimentos na Região Norte

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional de Saúde de São Mateus, vem contabilizando avanços importantes no norte capixaba. Entre janeiro e julho, foram ofertados 26.630 atendimentos especializados, entre consultas (19.150) e exames (7.480), para a população de 14 municípios da Região Norte do Espírito Santo.
Das 19.150 consultas ofertadas entre janeiro e julho, 10.347 foram realizadas no Centro Regional de Especialidades (CRE) de São Mateus, que oferece atendimento médico em 11 especialidades, e 8.803 consultas foram agendadas pelo Núcleo de Regulação e Acesso da Superintendência para as especialidades médicas na Grande Vitória. Dos 7.480 exames especializados, 3.955 foram realizados em São Mateus, Linhares e Colatina, e 3.525 foram marcados para a Grande Vitória.
Como ter acesso
Para ter acesso às consultas médicas especializadas e aos exames de média complexidade ofertados pela Superintendência Regional de Saúde o paciente precisa de um encaminhamento médico ou de uma solicitação de exame fornecido por profissional da rede pública ou da rede privada. Se da rede privada, o médico deve preencher o formulário de solicitação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com esse encaminhamento em mãos, além de documento de identificação, comprovante de residência e Cartão do SUS, o paciente, ou um representante dele, deve se dirigir à Central Municipal de Regulação do município onde mora para dar entrada no pedido de atendimento. “A Central Municipal faz o agendamento por meio do Núcleo de Regulação e Acesso da Superintendência e avisa ao paciente a data, o horário e o local em que será realizada a consulta ou o exame”, explica o superintende Regional de Saúde de São Mateus, Fabiano Marily.
O superintendente ressalta que, apesar do número de consultas e exames ofertados, muitos atendimentos ainda deixam de ser realizados porque o paciente não comparece. Segundo ele, aproximadamente 57% das consultas e exames agendados para a Grande Vitória não aconteceram por esse motivo. O percentual de faltosos também é alto, em torno de 20%, nas consultas e exames marcados para São Mateus, Linhares e Colatina.
A diretora do CRE de São Mateus, Valéria Forza, ressalta que o paciente que por algum motivo não quiser mais atendimento ou precisar reagendar a consulta ou o exame deve entrar em contato com a Central Municipal de Regulação (antiga AMA) com antecedência, pois se ele não comparecer vai prejudicar o atendimento de outra pessoa. “Toda falta faz diferença, pois deveríamos oferecer a vaga para outro paciente se fôssemos avisados com antecedência”, comenta a diretora, salientando que não adianta o paciente entrar em contato com o CRE para solicitar cancelamento ou remarcação, pois o serviço não administra os agendamentos, apenas os atendimentos.
Os municípios atendidos pela Superintendência Regional de Saúde de São Mateus são Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Vila Pavão e São Mateus.
Capacitação
“Estamos totalmente empenhados em fortalecer e dinamizar a estrutura de funcionamento da Superintendência dentro da organização definida pela Secretaria de Estado da Saúde”, afirma o superintende Fabiano Marily. Segundo ele, foi desenvolvida uma nova metodologia de trabalho com os servidores por meio de treinamentos com pessoal especializado da Sesa e de cursos oferecidos pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).
Marily destaca também a iniciativa da Sesa em oferecer um curso, por meio de uma equipe multidisciplinar do Hospital do Coração de São Paulo (HCor), a gestores da Superintendência Regional Norte de Saúde e da Central Municipal de Regulação com o objetivo de dar suporte ao funcionamento integrado dos órgãos. “Com cada um dos entes cumprindo disciplinarmente as suas tarefas, dentro das metodologias adotadas de forma integrada, vamos alcançando melhores resultados de gestão para o Estado e de atendimento à saúde para os cidadãos”, acentua o superintendente.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
Das 19.150 consultas ofertadas entre janeiro e julho, 10.347 foram realizadas no Centro Regional de Especialidades (CRE) de São Mateus, que oferece atendimento médico em 11 especialidades, e 8.803 consultas foram agendadas pelo Núcleo de Regulação e Acesso da Superintendência para as especialidades médicas na Grande Vitória. Dos 7.480 exames especializados, 3.955 foram realizados em São Mateus, Linhares e Colatina, e 3.525 foram marcados para a Grande Vitória.
Como ter acesso
Para ter acesso às consultas médicas especializadas e aos exames de média complexidade ofertados pela Superintendência Regional de Saúde o paciente precisa de um encaminhamento médico ou de uma solicitação de exame fornecido por profissional da rede pública ou da rede privada. Se da rede privada, o médico deve preencher o formulário de solicitação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com esse encaminhamento em mãos, além de documento de identificação, comprovante de residência e Cartão do SUS, o paciente, ou um representante dele, deve se dirigir à Central Municipal de Regulação do município onde mora para dar entrada no pedido de atendimento. “A Central Municipal faz o agendamento por meio do Núcleo de Regulação e Acesso da Superintendência e avisa ao paciente a data, o horário e o local em que será realizada a consulta ou o exame”, explica o superintende Regional de Saúde de São Mateus, Fabiano Marily.
O superintendente ressalta que, apesar do número de consultas e exames ofertados, muitos atendimentos ainda deixam de ser realizados porque o paciente não comparece. Segundo ele, aproximadamente 57% das consultas e exames agendados para a Grande Vitória não aconteceram por esse motivo. O percentual de faltosos também é alto, em torno de 20%, nas consultas e exames marcados para São Mateus, Linhares e Colatina.
A diretora do CRE de São Mateus, Valéria Forza, ressalta que o paciente que por algum motivo não quiser mais atendimento ou precisar reagendar a consulta ou o exame deve entrar em contato com a Central Municipal de Regulação (antiga AMA) com antecedência, pois se ele não comparecer vai prejudicar o atendimento de outra pessoa. “Toda falta faz diferença, pois deveríamos oferecer a vaga para outro paciente se fôssemos avisados com antecedência”, comenta a diretora, salientando que não adianta o paciente entrar em contato com o CRE para solicitar cancelamento ou remarcação, pois o serviço não administra os agendamentos, apenas os atendimentos.
Os municípios atendidos pela Superintendência Regional de Saúde de São Mateus são Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Vila Pavão e São Mateus.
Capacitação
“Estamos totalmente empenhados em fortalecer e dinamizar a estrutura de funcionamento da Superintendência dentro da organização definida pela Secretaria de Estado da Saúde”, afirma o superintende Fabiano Marily. Segundo ele, foi desenvolvida uma nova metodologia de trabalho com os servidores por meio de treinamentos com pessoal especializado da Sesa e de cursos oferecidos pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).
Marily destaca também a iniciativa da Sesa em oferecer um curso, por meio de uma equipe multidisciplinar do Hospital do Coração de São Paulo (HCor), a gestores da Superintendência Regional Norte de Saúde e da Central Municipal de Regulação com o objetivo de dar suporte ao funcionamento integrado dos órgãos. “Com cada um dos entes cumprindo disciplinarmente as suas tarefas, dentro das metodologias adotadas de forma integrada, vamos alcançando melhores resultados de gestão para o Estado e de atendimento à saúde para os cidadãos”, acentua o superintendente.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776