12/12/2014 15h51 - Atualizado em 23/09/2015 13h42

Saúde vai à Feira do Verde conscientizar população sobre importância da doação de órgãos

A Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Espírito Santo (CNCDO-ES) está com um estande na 25ª Feira do Verde, evento que é realizado das 09h às 21h na Praça do Papa, em Vitória, até domingo (14). O objetivo é esclarecer as dúvidas das pessoas e conscientizá-las sobre a importância de ser doador.

Para atender o público, a central conta com o apoio de estudantes do curso técnico de enfermagem da Eteses. A interação acontece por meio do Jogo da Vida, um jogo de tabuleiro, em tamanho real, em que a própria pessoa percorre um circuito, avançando as casas à medida que responde corretamente perguntas relacionadas ao tema doação de órgãos.

A enfermeira e coordenadora de educação continuada da CNCDO-ES, Franthesca Krohling Silva, lembra que a doação só é realizada mediante autorização da família, portanto, a pessoa que decide ser doadora precisa conversar abertamente com os pais, irmãos e parentes próximos sobre o seu desejo.

“A mensagem que temos levado para a população é que o desejo é nosso, mas a decisão é da família. No final, quem decide é o núcleo familiar, que precisa ter sido convencido pela pessoa de que a vontade dela era fazer a doação”, comenta.

Para quem precisa convencer a si mesmo ou à família sobre a importância da doação de órgãos, Franthesca sugere a tática de colocar-se no lugar do outro. “Em vez de pensar em si mesmo ou em um parente doando órgãos, imagine você ou um dos seus precisando de um órgão”, orienta.



Parcerias

A CNCDO-ES conta com diversos parceiros, que abrem espaço para que a Central cumpra sua missão de levar informação e conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.

Recentemente, a CNCDO-ES promoveu ação de conscientização com motoristas de ônibus em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus); esteve em diversos parques e praças da Capital com o apoio da prefeitura; e participou da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) em todas as unidades da Cesan no Estado.

“A intenção é estar nos locais tirando dúvidas e desmistificando o processo para doação de órgãos. Um único doador pode tirar sete pessoas da fila de espera para transplante”, enfatiza Franthesca.

Ela informa que a CNCDO-ES está firmando outra parceria importante, com as prefeituras municipais, para capacitar os servidores de saúde. O município de Cariacica foi o primeiro a receber o treinamento e, em 2015, profissionais de mais dez cidades da Grande Vitória e do interior do Estado serão capacitados. “Entendendo o processo de doação de órgãos, os profissionais da atenção primária tornam-se multiplicadores”, diz.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Juliana Rodrigues/Kárita Iana/Marcos Bonn
Texto: Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Tels.: 3345-8074/3345-8137/9969-8271/9983-3246/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard