08/02/2010 13h14 - Atualizado em 23/09/2015 13h26

Secretaria de Estado da Saúde divulga números da dengue relativos a janeiro

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu a notificação de 259 casos de dengue em janeiro deste ano, totalizando 1.021 registros. Ainda neste período, houve 51 notificações da doença em sua forma grave (Dengue com Complicação e dengue hemorrágica) e três óbitos estão em investigação.

O forte calor do verão cria condições ideais para os ovos do mosquito Aedes aegypti, assim que caírem as primeiras chuvas. Portanto, fica o alerta para não haver descuido na eliminação dos focos dos mosquitos. A medida evitará que em situação de chuva ocorra aumento no volume das notificações.

Como se prevenir

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado
- Tirar água dos vasos de plantas
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d`água) e mantê-los sempre limpos.

Dados





Como Municípios com mais casos





Ações

Neste começo de ano, a Sesa está realizando trabalhos junto a 20 municípios considerados prioritários no combate à dengue: Anchieta, Piúma, Vila Velha, Cariacica, Viana, Vitória, Serra, Aracruz, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Pedro Canário, Colatina, Baixo Guandu, Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim e Castelo.

Entre as atribuições da força-tarefa está a supervisão das unidades de atendimento aos pacientes. Estes municípios e os demais do Espírito Santo já estão recebendo um livro de bolso, com 30 páginas, destinado a médicos e enfermeiros, com orientações diretas (em forma de perguntas e respostas) sobre o manejo clínico da dengue.

Os treinamentos dos profissionais foram feitos durante o ano passado, em oficinas realizadas entre a Secretaria da Saúde e os 78 municípios e prestadores de serviço capixabas. Além de capacitações, durante as oficinas foi detalhado tudo que as instituições de saúde (unidades de saúde, prontos-atendimentos e hospitais) necessitam para atender adequadamente os pacientes suspeitos da doença.

Ficou definido ainda que todas as unidades básicas de saúde capixabas farão o atendimento, bem como os equipamentos e insumos necessários (cadeira, suporte de soro, máquina de hemograma, balança, soro fisiológico, sais de reidratação oral, jarras). As oficinas foram promovidas com antecedência para que todos os municípios estejam preparados para acolher os casos de dengue.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard