30/08/2010 12h00 - Atualizado em 23/09/2015 13h28

Secretaria de Estado da Saúde promove reunião para organizar a rede de urgência durante o feriadão

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) se reuniu, na manhã desta segunda-feira (30), com secretários metropolitanos de Saúde, diretores de hospitais públicos e filantrópicos, prontos-atendimentos, prontos-socorros e coordenadores de urgência para organizar o funcionamento dos serviços durante o feriadão de 07 de setembro. Também foi apresentado um balanço das ações de melhoria da Rede de Urgência e Emergência.

Um dos pontos discutidos na reunião foi obter um alinhamento entre os participantes sobre a organização da Rede de Urgência, que envolve os processos de solicitação de vaga e internação, bem como o planejamento da organização do sistema de saúde para o feriadão.

“Estamos fazendo tudo que é preciso para estruturar a Central de Regulação de Vagas e para que possamos aperfeiçoar o trabalho na hora da solicitação da vaga. De cada dez solicitações de UTI, em apenas duas este leito é realmente indicado”, revelou o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi.

Tozi disse que “é preciso solicitar de maneira correta e dar agilidade nas respostas aos pacientes que mais precisam. Estamos propondo aqui um trabalho de intensificação nesse sentido, pois o sistema de saúde não para, funciona 24 horas por dia”.

Segundo o secretário, a rede pública de saúde capixaba conta com mais leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do que o recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), mas mesmo assim há uma necessidade constante pelo serviço.



“Nos finais de semana, assim como nos feriadões, o sistema fica sobrecarregado, as pessoas são internadas, mas não têm alta. Queremos, portanto, um trabalho linear nos sete dias da semana”, disse o secretário se referindo à gestão dos leitos.

Para isso, ressalta Anselmo Tozi, durante os finais de semana e os feriados, a Sesa dispõe do trabalho de profissionais médicos que percorrem os hospitais públicos, filantrópicos, prontos-atendimentos para avaliar quais são as necessidades de cada instituição a fim de evitar sobrecargas no sistema.

Durante o encontro, foi abordado ainda qual o papel de cada uma das instituições dentro da rede de saúde pública. Estas definições contribuirão para o fortalecimento da perfilização dos prontos-atendimentos, hospitais filantrópicos e hospitais públicos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard