31/07/2007 06h23 - Atualizado em 23/09/2015 09h54

Secretaria de Saúde atua no combate ao câncer de pele

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) considera o câncer de pele caso de saúde pública no Espírito Santo, pois o Estado se encontra em uma área de grande incidência de raios ultravioletas. Por causa desta constatação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), juntamente com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Igreja Luterana e mais onze prefeituras mantêm o projeto Rastreamento de Câncer de Pele para a população do interior capixaba.

O projeto, que já funciona há 20 anos, visa a população rural porque esta sofre muito com a exposição permanente da pele ao sol durante o cultivo das lavouras e, também, por ter um tipo de pele muito sensível. “Pessoas que possuem a pele muita clara, como os descendentes de pomeranos, não conseguem atingir o bronzeamento, apenas a vermelhidão, o que passa a ser fator de risco. Essa pele muito clara e sensível é herança da colonização européia”, afirma Rita Rocha, coordenadora Estadual de Dermatologia Sanitária.

Segundo o Inca, embora o Câncer de pele corresponda a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, quando detectado precocemente apresenta altos percentuais de cura. Dados do Programa mostram que a cada comunidade atendida no interior (400 pessoas em média) foi constatado o câncer de pele entre 10% a 15% dos habitantes. Os lavradores são as principais vítimas: cerca de 90% dos casos no meio rural incidem sobre as pessoas que trabalham na roça.

A Sesa disponibiliza para o Programa dois médicos dermatologistas, dois cirurgiões e também dois veículos que levam os estudantes da universidade até as comunidades do interior. A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) também contribui com um dermatologista e duas enfermeiras.

Os municípios que participam do projeto Rastreamento de Câncer de Pele são:
Itaguaçu, São Roque do Canaã, Afonso Cláudio, Itarana, Vila Valério, Pancas, Laranja da Terra, Baixo Guandu, Vila Pavão, Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins.

Alguns cuidados especiais que devem ser tomados com a pele

- Use protetor solar sempre, mesmo em dias nublados. Não é só na praia que você precisa proteger sua pele. Todas as atividades expostas ao sol requerem cuidados. Quando estiver trabalhando, andando de bicicleta, caminhando, cuidando do jardim, lembre de usar o filtro solar;

- Pessoas de pele muito clara requerem cuidados redobrados. Pessoas de pele morena também devem evitar o horário perigoso do sol e usar filtro solar, mesmo que seja de fator de proteção mais baixo;

- Crianças com mais de seis meses só devem tomar sol nos horários recomendados. Devem usar chapéu e filtro solar fator 15 ou mais, reaplicando toda vez que a criança se molhar. Alguns remédios deixam a pele mais sensível ao sol. Converse com o pediatra.

- Hora certa para tomar o sol: horário de verão até às 11 e depois das 17 horas;

Fora deste período, ou seja no horário normal, até às 10 e depois das 16 horas.

Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br