31/01/2008 11h18 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Secretaria de Saúde monta estratégia para atendimento no Carnaval

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou, na tarde desta quinta-feira (24), reunião com diversos representantes da saúde para definir as estratégias que vão otimizar os serviços hospitalares durante o carnaval. Nesta época aumenta a procura pelos serviços de saúde, principalmente por conta do número elevado de acidentes que marcam esse período.

Mais de 50 pessoas estiveram presentes. O secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, se reuniu no Laboratório Central (Lacen) com secretários municipais de saúde, diretores de hospitais da rede estadual e filantrópica, coordenadores dos Prontos-Socorros (PSs) e Prontos-Atendimentos (PA), da Central de Regulação de Internação e do Samu 192. Tose orientou que sejam intensificadas as ações de acesso aos serviços de Urgência e Emergência (U/E) na rede SUS durante o carnaval. O encontro também serviu para estreitar ainda mais a relação entre os serviços de U/E, dos PAs municipais e PSs dos hospitais.

O secretário pediu a parceria de médicos e supervisores para abertura de vagas durante o feriado. Para facilitar o fluxo, diretores dos hospitais da rede estadual farão plantão presencialmente nos hospitais. Além disso, as gerências da Central de Regulação de Internação, da Auditoria e do Samu 192 estarão de prontidão para garantir a liberação de vagas nos hospitais e até a compra de leitos na rede privada, quando houver disponibilidade.

Para gerenciar os leitos clínicos, a idéia é que supervisores circulem em Pronto-Atendimentos e Prontos-Socorros para observação criteriosa e agilidade em altas hospitalares e transferências. “Esperamos que com essas ações tenhamos folga para garantir melhor assistência à população durante o carnaval”, afirma o secretário.

Tose lembrou ainda que as ações já começam neste final de semana, quando será realizado o carnaval de Vitória. Segundo o secretário, a demanda nestes dias é até maior do que no carnaval oficial, quando as pessoas normalmente viajam.

Em seguida, Tose concedeu coletiva à imprensa e pediu apoio da população. “Só procure os hospitais em caso de urgência e emergência. Se for urgência leve, vá até os Pronto-Atendimentos. Quem não tiver com urgência de atendimento deve ir às Unidades de Saúde antes ou depois do carnaval.” disse.

Confira as orientações da Sesa

O bom funcionamento do serviço de saúde é responsabilidade de todos, portanto:

• Quem necessita de atendimento deve procurar as Unidades Básicas de Saúde em seu município antes do feriado;
• Os PAs só devem ser utilizados em casos de urgência e os Prontos-Socorros em casos de urgências graves, a qualquer tempo;
• Para os profissionais da área de saúde, pede-se um empenho maior durante o feriado para garantir agilidade no atendimento e liberação de leitos;
• A Sesa manterá a compra de leitos na rede privada, quando não houver vagas disponíveis na rede pública;
• Os diretores dos hospitais devem se revezar em plantão, para garantir, todos os dias, o bom funcionamento da unidade;
• O reforço também será realizado nos PAs.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha