24/02/2005 12h43 - Atualizado em 23/09/2015 09h32

Secretarias trabalham na prevenção de DST e Aids no Presídio Feminino

O Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu, nesta quarta-feira (23), oficina para grávidas e lactantes na Penitenciária Estadual Feminina (PEF).

O trabalho que, segundo o coordenador do Projeto de Prevenção às DST/Aids nos Presídios, Walmir Fiorotti, existe desde 1993, é uma parceria entre a Sesa e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).



A importância da realização do exame preventivo e do pré-natal, a transmissão e tratamento de doenças popularmente conhecidas como crista de galo, gonorréia e sífilis, além da Aids e das hepatites tipo B e C, foram alguns dos assuntos abordados pelos profissionais da Sesa e da Sejus no encontro.

As implicações que essas doenças podem trazer para a saúde da mulher e para o feto, caso não sejam tratadas, despertou o interesse e a preocupação das internas. Além disso, todas as mulheres falaram da importância de acolher o portador do vírus da Aids sem preconceito.

A interna M.O.L., 19 anos, amamenta seu bebê de apenas um mês no presídio. “Aprendi como se pega e o que preciso fazer para prevenir essas doenças”, afirmou ela que durante a conversa fez diversas perguntas e citou exemplos de conhecidos, portadores de DST. “Conhecia quase todas as doenças por conviver com pessoas que têm”, contou.

A Aids foi a doença mais discutida e gerou bastante curiosidade. Apesar de terem inúmeras dúvidas sobre as formas de contágio, a maioria disse conhecer portadores do vírus HIV. A utilização de preservativo não é habitual entre as internas que, ainda assim, demonstraram grande interesse na camisinha feminina como uma alternativa na prevenção de doenças e gravidez.

É o caso da grávida de sete meses, R.P.J., 21 anos, que possui dois filhos. O pai do seu terceiro filho tem apenas 17 anos e reclama quando usa preservativo. “Agora vou querer experimentar essa outra camisinha para ver se é bom”, disse a gestante.
Após as orientações, foi feita coleta de sangue para realização de exames de HIV, VDRL (para identificação da sífilis) e hepatite, além de consulta particular com o profissional de saúde.

As atividades tiveram início na última segunda-feira (21), com a palestra “A importância de uma alimentação saudável na gestação”, ministrada pela nutricionista da Sejus, Samira Betine Intra.

Segundo levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica da Sesa, de 1985 até dezembro de 2004 foram notificados 4.115 casos. Deste total, as mulheres representam 35%, totalizando 1.447 casos. De acordo com Fiorotti, “a incidência entre o sexo feminino com idade entre 15 e 25 anos vem crescendo nos últimos anos”.

Para o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, “a informação é um instrumento importante para sensibilizar a população na prevenção de doenças. Além disso, essa parceira com a Secretária Estadual de Justiça reforça o interesse em garantir saúde em todos os pontos do Estado”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/Deyvison Longui
Texto: Cynthia Silva
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard