22/02/2008 14h37 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Secretário Anselmo Tozi abre primeira reunião do Conselho Estadual de Saúde de 2008

O auditório do Ministério Público ficou cheio na primeira reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES), realizada nesta quinta-feira (21). O secretário de Estado da Saúde e presidente do CES, Anselmo Tozi, fez o discurso de abertura do encontro.

Anselmo Tozi, que está há mais de três anos à frente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), destacou a importância do Conselho durante essa caminhada. Para ele, o papel do órgão tem sido fundamental na condução das políticas de saúde pública implementadas no Espírito Santo.

Uma dos temas abordados pelo secretário foi a reestruturação dos hospitais filantrópicos que, devido ao sub-financiamento do Governo Federal, vinham fechando as portas. Anselmo Tozi ressaltou a importância dos investimentos do Estado que têm sido feitos junto a essas instituições.

Ele relembrou a antecipação do cronograma de pagamento dos filantrópicos colocado em curso pela Sesa. “Pela primeira vez os filantrópicos têm dinheiro no bolso para negociar melhor o que eles precisam comprar”, destacou o secretário, que também falou sobre outros assuntos, como a ampliação dos prontos-atendimentos e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).



No transcorrer da reunião, os membros deliberaram sobre vários assuntos, entre os quais estavam a marcação de uma reunião extraordinária para o dia 13 de março para aprovar o Plano Estadual de Saúde e o Plano Anual da Vigilância Sanitária deste ano.

Além disso, foram convocadas eleições gerais para os Conselhos Gestores de Unidade de Saúde, que têm função fiscalizadora na construção das políticas de saúde dos hospitais da rede estadual. Por fim, foi feito um convite aos Comitês de Urgência e Emergência, bem como de Humanização, para que apresentem seus trabalhos nas próximas plenárias.

Na última reunião – realizada em 2007 – foram discutidos aspectos relativos à fiscalização e ao monitoramento da saúde pública do Estado realizado pelo Conselho, o que o tem tornado mais conhecido e participativo nos últimos quatro anos. A perspectiva traçada ainda previa que, neste ano, os trabalhos resultariam em ações concretas aos usuários do sistema estadual de saúde pública.

Para o secretário-executivo do CES, Aylton Simoneli Júnior, os investimentos feitos pelo Governo do Estado na Saúde têm sido bem recebidos pelo órgão, que está alinhado com os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), uma parceira do Conselho.

A expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) para Guarapari, o início das obras de duplicação do Hospital São Lucas (HSL), a reabertura do Hospital Central e o novo Hospital Dório Silva, além do fortalecimento da Atenção Primária e da reestruturação dos hospitais filantrópicos, são pontos destacados pelo secretário-executivo.

O Conselho Estadual de Saúde é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, composto por representantes (no Espírito Santo, são 48) do Governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que têm a função de decidir, junto com as respectivas secretarias estaduais de Saúde as diretrizes de planejamento no sistema de saúde pública estadual.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard