01/09/2005 12h48 - Atualizado em 23/09/2015 09h34

Secretário de Saúde anuncia abertura de novos leitos de UTI na Grande Vitória

Os hospitais Dório Silva e São Lucas, referências no atendimento de urgência e emergência na Grande Vitória, terão, a partir desta semana, um reforço nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Serão abertos quatro novos leitos para cada local, aumentando a realização de cirurgias ortopédicas e neurológicas.

Ainda em setembro, a secretaria de saúde reforçará o número de leitos de UTI no SUS, com 10 unidades de terapia intensiva no Hospital Madre Prottman, em Santa Teresa, e mais uma nos hospitais Evangélico e da Polícia Militar. E, abrirá o pronto-socorro do Hospital Silvio Avidos, em Colatina.

O secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, destacou a importância deste trabalho para melhorar os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS): “Temos, em nossa rede hospitalar, 85 leitos de UTI. Em função da dificuldade em adquiri-los nos hospitais privados, estamos nos esforçando para suprir o déficit, acrescentando mais 20 leitos à rede”.

O hospital São Lucas, com o aumento, passa de 10 para 14 leitos de tratamento intensivo e o Dório Silva passa de oito para 12 leitos de UTI. Tose informou que o Governo do Estado investiu R$ 1,1 milhão em 2005 na compra de leitos de UTI adulto e neonatal.

“Estamos expandindo a quantidade de leitos com recursos próprios do Governo Estadual. Fazendo ajustes na estrutura de serviços, criamos mecanismos para aumentar os leitos de UTI na rede SUS, garantindo atendimento e menos tempo de internação”, disse Tose.

Além disso, Tose informou que uma parceria foi firmada entre os hospitais Dório Silva e Antônio Bezerra de Faria, para otimizar a realização de cirurgias ortopédicas. “Muitos dos pacientes que estão nos corredores do Dório precisam do arco cirúrgico, um equipamento para microcirurgias que está instalado no Antônio Bezerra. Com essa parceria reduziremos muito a espera na Serra”.

A Sesa também firmou uma parceria com os hospitais Evangélico e Santa Rita, que farão cirurgias em pacientes com tumor neurológico e aneurisma que são atendidos pelo SUS. “Ficou pactuado que cada hospital realizará, a partir de setembro, um mínimo de oito intervenções por mês. Este é mais um avanço da saúde no Espírito Santo”, finaliza Tose.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/Deyvison Longui
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard