17/11/2014 15h58 - Atualizado em 23/09/2015 13h42

Secretário destaca aumento do número de leitos em prestação de contas na Ales

Ao fazer a prestação de contas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na Assembleia Legislativa do Espírito Santo nesta segunda-feira (17), o secretário Tadeu Marino ressaltou, entre outras questões, o esforço feito pelo Governo do Estado nos últimos quatro anos para aumentar a oferta de leitos para a população capixaba.

“A questão dos leitos é um problema crônico e grave no país. O Brasil como um todo enfrenta perda de leitos materno-infantis, que estão sendo substituídos por leitos de média e alta complexidade”, detalhou o secretário.

Ele enfatizou que apesar de um cenário ainda complicado, a atual gestão conseguiu abrir nos últimos quatro anos mais de 1,2 mil leitos com a inauguração de hospitais e com investimento em ampliação e modernização de estruturas já em funcionamento.

Em Guarapari, por exemplo, o Governo do Estado custeou a construção de uma maternidade nas dependências do Hospital Francisco de Assis. O novo espaço trouxe comodidade para as gestantes do município, pois anteriormente elas tinham que se deslocar para Vila Velha ou Serra para dar à luz.

Além de realizar partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a maternidade faz cirurgias eletivas e atendimentos de urgência de gestantes e crianças com até 12 anos. Inaugurado em maio deste ano, o espaço conta com 10 leitos de alojamento conjunto, onde mãe e recém-nascido dividem o mesmo espaço logo após o parto – salvo em caso de intercorrência.

“Trata-se de uma forma humanizada de atendimento que estreita os laços afetivos. Essa qualificação do atendimento com humanização tem o objetivo de diminuir a mortalidade materna e infantil e está incluída na política da Rede Bem Nascer”, ressaltou Marino.

O secretário também relatou na prestação de contas a entrega do Hospital Estadual de Urgência – São Lucas, em setembro, e a entrega do Hospital Estadual de Vila Velha (antigo Hospital dos Ferroviários).

“O novo São Lucas já está atendendo a população e quando estiver todo concluído contará com 270 leitos. Quanto ao Hospital Estadual de Vila Velha, que reabrimos também este ano, está operando com 50 leitos nesta primeira etapa e contará com mais 50 em dezembro”, explicou.

Reforço na atenção básica

Além de investir na atenção hospitalar, o Governo do Espírito Santo também promoveu melhorias no atendimento básico. Uma das principais medidas foi o lançamento do Programa Estadual de Cofinanciamento da Atenção Primária (Pecaps), por meio do qual o Governo do Estado repassa, de forma inédita, R$ 43 milhões por ano para os 78 municípios.
Marino explicou que o Pecaps é vinculado ao cumprimento de metas que determinam a quantidade proporcional dos recursos per capita que cada município receberá em cada ano. Por isso, passam por avaliação quadrimestral que monitora os avanços.

“São metas estruturantes da atenção básica que organizam o processo de trabalho das equipes de saúde no sentido de conhecer de fato as necessidades da população sob sua responsabilidade e programar a utilização dos recursos necessários para atender a população como um todo”, disse o secretário.

Marino relatou ainda a entrega de 45 veículos para os municípios, também usados para ações da atenção primária à saúde, tais como reforço da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do trabalho de campo no controle da dengue.

Outra informação passada durante a prestação de contas foi sobre os cinco centros intermunicipais de saúde especializada que serão entregues em dezembro nos municípios de Nova Venécia, Linhares, Santa Teresa, Domingos Martins e Guaçuí. Cada unidade poderá realizar 5.280 consultas, 4.680 exames especializados e 600 procedimentos ambulatoriais por mês por região contemplada.

“Esse é um programa inédito também, que possibilita mais qualidade para os pacientes que precisam sair de outros municípios para serem atendidos na Região Metropolitana. Com esses centros, o atendimento vai ser mais perto”, analisou Marino.

O secretário destacou também a construção de 57 Unidades Saúde da Família em todas as regiões do Estado. Desse total, 40 já foram inauguradas. “O Governo do Estado tem se esforçado cada vez mais para fortalecer o atendimento médico da atenção básica, ajudando os municípios a construir e equipar as unidades de saúde, que são porta de entrada para o Sistema Único de Saúde. Essa parceria é importante para tornar a atenção primária cada vez mais resolutiva e diminuir a sobrecarga dos leitos hospitalares”, concluiu o secretário.

Samu 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) também recebeu investimentos. Além de ter sido levado para mais municípios, o serviço recebeu reforço de ambulâncias em algumas localidades.

“Hoje, o Samu atende aproximadamente 1,9 milhões pessoas e a Sesa está trabalhando para entregar novas bases para que mais capixabas sejam alcançados pelo serviço. Já entregamos bases em Santa Teresa e Piúma, e vamos entregar outras na Região Metropolitana”, elencou Marino, ressaltando que já está pactuada a expansão para a Região Sul, com uma central em Cachoeiro de Itapemirim, e para a Região Norte, com a central em São Mateus.

Outra grande conquista da população capixaba na atual gestão foi a aquisição de um helicóptero para uso exclusivo em resgates da saúde. O secretário disse que a aeronave chega em dezembro e enfatizou que o Espírito Santo está entre os poucos que oferecem esse serviço. “Com isso, vamos possibilitar chance de vida para as pessoas com mais agilidade no transporte”, frisou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Juliana Rodrigues/Kárita Iana/Marcos Bonn
Tels.: 3345-8074/3345-8137/9969-8271/9983-3246/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard