18/06/2015 15h36 - Atualizado em 23/09/2015 13h44

Secretário fala sobre gestão por resultados na Emescam

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, abriu, na tarde desta quinta-feira (18), o Seminário de Regulação e Auditoria em Saúde, realizado pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam). No evento, que marcou a abertura do novo curso de pós-graduação ofertado pela faculdade, o secretário falou sobre gestão por resultados e ressaltou a importância da qualificação profissional para melhorar a eficiência da Saúde.

Além do secretário, participaram do evento a vice-diretora da Emescam, professora Ana Maria Marreco; o diretor técnico do Tribunal de Contas da União (TCU), José Augusto Maciel Vidigal; a auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Cristiane Herzog Sabino; o coordenador de pós-graduação da Emescam, Gustavo Demuner; e o coordenador de Extensão e Pós-graduação Lato Sensu da Emescam, professor Pitiguara de Freitas Coelho.

Ricardo de Oliveira comentou que o custo da Saúde é um assunto debatido internacionalmente e que, até então, não tem solução. Por isso, e apesar disso, ele acredita que é necessário melhorar a gestão dos recursos financeiros independentemente da quantidade de dinheiro disponível. “Seja qual for o recurso disponível, ele tem que ser bem aplicado”, enfatizou.

Ele falou ainda sobre as ações que a Secretaria de Estado da Saúde tem desenvolvido com o objetivo de profissionalizar a gestão dos recursos e dos serviços para atender as necessidades da população. “Não vamos inventar nada. Vamos fazer o simples que precisa ser feito, ou seja, aplicar na Saúde os princípios básicos da administração”, disse.

O secretário compartilhou com a plateia aquilo que ele tem abordado em reuniões internas e eventos públicos. Reafirmou que Saúde é uma obra coletiva e disse que a Sesa está em um processo de debate com municípios e diversos outros atores políticos para reconstruir o modelo de gestão do setor. “Saúde envolve governo federal, estadual e municipal, Poder Judiciário, Poder Legislativo, enfim, são diversos atores. E as autoridades precisam ter esse entendimento e saber que sem cooperação nada se resolve”, destacou.

Além de contar com a assessoria técnica da chefe do Núcleo Especial de Planejamento e Programação de Serviços de Saúde da Sesa, Márcia Portugal, o curso de pós-graduação em Regulação e Auditoria em Saúde da Emescam tem em seu quadro de professores ela e outros gestores da Secretaria de Estado da Saúde.



A vice-reitora da Emescam, Ana Maria Marreco Machado, disse que a necessidade de qualificação dos profissionais de saúde é uma questão que vem sendo abordada insistentemente visando melhorar a atuação dos profissionais. Na ocasião, ela agradeceu ao secretário Ricardo de Oliveira pelo esforço que ele tem feito nesse sentido. “Agradeço ao amigo Ricardo porque ele tem demonstrado valorizar o capital humano. Isso é importante porque é justamente o ser humano que promove a melhoria dos serviços de saúde”, disse Ana Maria Marreco.

O curso

O curso de pós-graduação em Regulação e Auditoria da Emescam é destinado à qualificação tanto de profissionais graduados em ciências da saúde quanto formados em outros cursos superiores, além de estar aberto para profissionais com interesse em atuar na área de regulação de sistemas, da atenção e de acesso e também na área de auditoria em Saúde. É ainda um curso para quem quer ser gestor na área de Saúde.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Juliana Rodrigues
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard