27/04/2006 11h27 - Atualizado em 23/09/2015 09h36

Secretário pede cooperação para diminuir problemas na Saúde

Em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (27), o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, pediu a cooperação dos gestores municipais e da população para reduzir os problemas registrados nos hospitais estaduais.

O encontro com os jornalistas foi motivado por uma reunião com os secretários de Saúde de Vitória, Cariacica, Viana e Fundão, realizada na manhã desta quinta (27), que discutiram os reflexos da falta de médicos na rede municipal e o conseqüente aumento da demanda nos hospitais da Grande Vitória.

Também participaram da reunião os diretores dos hospitais Infantil de Vitória e Vila Velha, São Lucas, Dório Silva, Antônio Bezerra de Faria, Hucam e Santa Casa.

“Pedimos a cooperação de todas as partes, pois estamos enfrentando alguns problemas, como a falta de médicos na rede municipal; além da cultura hospitalar da população, que mesmo com problemas ambulatoriais procuram os hospitais”, ressaltou Anselmo Tose.

“Além disso, é importante que as Unidades de Saúde estejam estruturadas para que as demandas ambulatoriais sejam atendidas e resolvidas no município e, assim, sejam encaminhadas aos hospitais somente as situações de urgência e emergência. A Unidade de Saúde é a porta de entrada do sistema”, explicou Tose.

No Hospital Dório Silva, na Serra, de acordo com dados da direção, é atendido uma média diária de 250 pacientes. Destes, 90% são moradores do município e mais de 80% dos casos poderiam ser resolvidos em Pronto-Atendimento.

A situação acontece também no Hospital São Lucas, referência estadual no atendimento de traumas. Do total de pacientes atendidos, cerca de 50% são demandas que não precisariam ser resolvidas na unidade.

O objetivo da Secretaria é criar um sistema de saúde resolutivo, evitando a superlotação dos hospitais estaduais.

Informações adicionais:
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Franciane Barbosa
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br