11/11/2005 16h26 - Atualizado em 23/09/2015 09h35

Segunda-feira (14) é o Dia Mundial do Controle do Diabetes

Nesta segunda-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Controle do Diabetes Mellitus. No Brasil existem aproximadamente 6 milhões de diabéticos. No Espírito Santo, estima-se que 170 mil pessoas na faixa etária acima de 20 anos são portadoras da doença.

Em atenção à data, a Equipe Técnica do Controle da Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realiza na próxima quinta-feira (17), das 14h às 17h, palestra sobre o tema no auditório I da Assembléia Legislativa.

O grande desafio é trabalhar a intersetorialidade da saúde, educação, ação social, sociedade civil organizada e outros na prevenção e controle desse importante problema de saúde pública, que representa um dos principais fatores de risco das doenças cardiovasculares.

“O principal problema é que a maioria das pessoas desconhece a doença e, portanto, não faz o controle adequado”, explica a coordenadora da Equipe Técnica Estadual do Controle da Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus.

O público-alvo do evento são alunos, pais e professores de escolas públicas da Grande Vitória. O objetivo é sensibilizar e incorporar na rotina escolar e comunitária a prática de hábitos saudáveis de vida, como alimentação saudável e realização de atividade física.

“Levaremos, ainda, informações sobre os malefícios do tabagismo e da obesidade na prevenção e controle do diabetes mellitus”, acrescentou a coordenadora.

Diabetes Mellitus


O diabetes é uma doença caracterizada pela elevação anormal dos níveis de açúcar no sangue (acima de 124 mg/dl). Essa alteração pode acarretar graves lesões em diversos órgãos do corpo: nos olhos (retinopatia diabética, podendo levar à perda da visão) e nos rins (nefropatia diabética, que pode levar à insuficiência renal).

As lesões também podem ocorrer nos nervos (neuropatia diabética, podendo causar perda da sensibilidade do membro acometido) e no coração e artérias (aterosclerose coronariana, levando à obstrução da luz dos vasos podendo acarretar infarto do miocárdio ou acidente vascular encefálico, mais conhecido como derrame).

Os principais sintomas são: cansaço, perda ou ganho excessivo de peso, desejo de comer exagerado, sede intensa, diurese excessiva e visão turva.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard