09/08/2013 08h02 - Atualizado em 23/09/2015 13h38

Seleção paraolímpica de basquete: capixabas trazem medalha de ouro para o Estado

A seleção brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas conquistou, no dia 02 de agosto, a medalha de ouro da Copa América, na Guatemala. O feito inédito é motivo de comemoração para o Espírito Santo, que contribuiu com dois integrantes: a atleta, Jéssica Silva Santana, e o coordenador técnico, Martoni Sampaio. Eles têm ligação direta com o Centro de Reabilitação Física da Secretaria de Estado da Saúde (Crefes), em Vila Velha.

A equipe bateu o México na final e, além do troféu, conseguiu se classificar para o Campeonato Mundial no ano que vem em Montreal, no Canadá. Martoni, que é professor de educação física do Crefes, salientou que o grupo correspondeu às expectativas e mostrou que atingiu um novo patamar.

“O Brasil evoluiu e mostrou isso, superou dificuldades, como na final contra o México, que era considerado mais forte. Eles começaram ganhando, mas conseguimos equilibrar e virar o jogo. Acho que a seleção demonstrou que está preparada para enfrentar times de ponta, como Estados Unidos, Canadá, Holanda e Alemanha, disse o professor, que nasceu em Minas Gerais, mas mora aqui há 40 anos e se considera capixaba de coração.

A paciente do Crefes e atleta do Brasil, Jéssica Silva Santana, participou dos jogos e pontuou. Na avaliação de Martoni, se saiu bem. “Ela jogou e fez cestas de três, de contra-ataque, estava muito solta”, lembrou. A seleção conquistou a medalha de ouro inédita ao vencer os cinco jogos que disputou contra o México (57 a 45), El Salvador (87 a 12), Peru (84 a 09), Guatemala (91 a 24) e Argentina (97 a 24).

Campeonato regional

Na semana que vem, o Crefes representará o Espírito Santo no Campeonato Regional Sudeste, que será realizado de 13 a 19 agosto, em São Paulo, com a participação também dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A competição terá a participação de 16 times na divisão de acesso e na primeira divisão.

O Espírito Santo competirá na primeira divisão com as equipes feminina e masculina. Os dois times são formados exclusivamente por pacientes do Crefes. Segundo o professor de educação física, Martoni Sampaio, essa será uma oportunidade para começar o processo de renovação.

“O detalhe é que dessa vez vamos levar dois times mesclados. Será meio a meio. Metade da equipe formada por novatos e metade por atletas já experientes. Já estamos pensando na renovação”, ressaltou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard