03/10/2007 16h30 - Atualizado em 23/09/2015 10h01

Semana do Idoso termina nesta quinta (04) no Hospital Antônio Bezerra de Faria

A 2ª Semana do Idoso no Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha, termina nesta quinta-feira (03). O evento é destinado aos funcionários do hospital, pacientes idosos e familiares que tenham interesse em acompanhar palestras e mostras de fotografia e pintura.

De acordo com dados do Governo Federal, o Brasil tem hoje 15 milhões de idosos, o que representa 8,6% da população. Em 2025, a estimativa é que o País chegue a 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos.

Os reflexos desse crescimento já são sentidos pelos funcionários do HABF, que organizaram a Semana do Idoso justamente para aprimorar os conhecimentos dos profissionais que assistem pessoas nessa faixa etária.

Segundo a enfermeira Neuza Moulaz, uma das organizadoras, o objetivo das palestras é discutir questões relativas ao envelhecimento humano, sejam elas boas ou ruins, mas sempre abordando o lado positivo de viver na terceira idade.

“Percebemos que o número de idosos atendidos aqui estava aumentando. Então, a Semana funciona como uma preparação para os próprios profissionais que trabalham no hospital”, diz Neuza. Ela explica que a intenção não é só abordar o lado das doenças, mas também as questões do cotidiano a fim de identificar as peculiaridades deste público.

Uma das palestrantes foi a artista plástica Molga, que já expôs quadros em vários países como Japão, Alemanha, Itália, Bélgica e Portugal. “Quando fui convidada, não sabia que o assunto do evento era o idoso, mas me sinto honrada porque eu mesmo sou idosa”, conta. Durante a palestra, ela destacou o lado positivo de viver na terceira idade. “Falei de positividade, pois as atividades do meu dia-a-dia me fazem esquecer da idade que tenho”, explica.

Para promover a Semana do Idoso, funcionários do hospital e seus familiares, ambos com mais de 60 anos, foram convidados a expor suas fotografias a fim de ilustrar a beleza na terceira idade. A foto mais votada ganhará um prêmio. A coordenação da mostra de quadros ficou por conta da artista plástica Cecília Cavalcanti, de 72, que faz parte da Sociedade de Amigos do Hospital Antônio Bezerra de Faria (SAHABF).

Humanização

Visando à humanização no atendimento médico, especialmente de pessoas com mais de 60 anos, o HABF recebeu, nesta terça-feira (02), da empresa Águia Branca, vinte poltronas de couro com dois níveis de inclinação. A doação foi possível graças ao médico intensivista do hospital, Jonílson Salles Martins, que intermediou a cessão.

De acordo com a diretora do Antônio Bezerra de Faria, Luciana Ceolin, os bancos passaram por uma reforma e foram adaptados para se firmarem no chão. Eles serão distribuídos entre a Clínica Médica (que receberá 12 unidades), Clínica Cirúrgica (03) e o Pronto-Socorro (05).

As cadeiras serão utilizadas em procedimentos médicos ou em medicações que exijam dos pacientes, sobretudo dos idosos e de seus acompanhantes, um tempo de observação, como acontece em aplicações de soro e em tratamentos fisioterápicos, por exemplo. O valor de mercado das poltronas é de aproximadamente R$ 10 mil.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
(27) 3137-2378/2307/9969-8271/9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard