06/08/2015 07h19 - Atualizado em 23/09/2015 13h44

Semana Mundial do Aleitamento Materno termina com capacitação para profissionais

Palestras, oficinas e “mamaços” marcaram a programação dos hospitais estaduais durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada de 03 a 07 de agosto. Para encerrar as celebrações, nesta quinta (06) e sexta-feira (07), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza o 3º Curso Estadual de Manejo do Aleitamento Materno: Promovendo e Incentivando a Amamentação. O evento, que espera receber cerca de 100 profissionais, acontece no auditório do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Serra.

“Profissionais dos bancos de leite do Estado vão se dividir para trabalhar toda a parte prática do aleitamento materno, desde a fisiologia até questões trabalhistas para as mamães que estão amamentando seus filhos e precisam trabalhar. O curso terá carga horária de 20 horas e é destinado aos profissionais lotados em maternidades e bancos de leite”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Saúde da Criança, a pediatra Edna Vaccari.

Edna Vaccari explica ainda que qualquer hospital que deseja ser reconhecido pelo Ministério da Saúde com a “Iniciativa Hospital Amigo da Criança” precisa capacitar seus profissionais. “O sonho de qualquer hospital e maternidade é serem reconhecidos por seu trabalho e assistência às mamães e seus bebês e um desses reconhecimentos pode vir por meio do credenciamento “Hospital Amigo da Criança” pelo Ministério da Saúde. Mas, aqui vale uma ressalva: um dos critérios para o certificado é que todos os profissionais tenham o curso de aleitamento materno”, destacou a médica.

A capacitação oferecida pela área técnica estadual de saúde da criança em parceria com os bancos de leite tem o objetivo de melhorar as ações de incentivo, promoção e apoio ao aleitamento para que a população tenha acesso às orientações necessárias dentro da maternidade, inclusive nos Bancos de Leite Humano e postos de coleta do Estado. Para a coordenadora da Maternidade de Alto Risco do Hospital Estadual Dr. Jayme essa é uma oportunidade para mobilizar os funcionários e colocar em funcionamento o posto de coleta de leite humano na instituição.

“A direção do hospital junto com a coordenação do setor materno-infantil vem trabalhando a instalação do posto de coleta de leite humano para auxiliar as mães na maternidade e na Utin/Ucin. Algumas mulheres produzem um volume de leite além da necessidade do bebê ou, infelizmente, não podem amamentar, por isso, a capacitação dos nossos profissionais é tão importante porque vamos colocar em funcionamento o posto de coleta e auxiliar as mães que podem doar e aquelas que precisam receber para seus filhos”, lembrou a médica Rosangela Maldonado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245
comunicacaohejsn@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard