19/08/2008 09h30 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Seminário discute ações de combate à dengue em Colatina

O combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, é o tema do Seminário de Capacitação sobre Condutas de Supervisão do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), promovido pela Superintendência Regional de Saúde de Colatina, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O evento será realizado nesta terça-feira (19), no auditório prédio do INSS, que fica na Rua Aroldo Antolini, s/nº, bairro Vila Nova, em Colatina, das 8 às 17h30. Uma iniciativa do Núcleo de Vigilância em Saúde e da Vigilância Ambiental, o Seminário é voltado para 90 supervisores e coordenadores municipais de dengue dos 23 municípios das Microrregiões Colatina e Linhares.

“A realização desse Seminário é uma ação complementar ao projeto ‘O Espírito Santo enfrentando a dengue’ desenvolvido pela Sesa, considerando a relevância do agravo e a necessidade de traçar estratégias para o controle da dengue no Estado”, falou a chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde, Kesia Margotto Caliari.

Segundo a organização do Seminário, serão abordados os seguintes temas no evento: apresentação dos resultados das supervisões realizadas nos municípios; conceito de supervisão; supervisão na área da saúde; esquematizando uma supervisão; princípios da supervisão; tipos de supervisão; a diferença entre técnico, gerente e supervisor e estratégia de mobilização social.

A equipe de instrutores é composta por Augusto Marchon Zago, coordenador Regional de Vigilância Ambiental da Regional Colatina; Geremilson Jorge Gomes, supervisor da Regional Colatina; e Altemar Rodrigues Marques, técnico da Vigilância Ambiental da Regional Vitória.

A equipe de Vigilância Ambiental da Regional Colatina realizou, nos meses de julho e agosto, uma supervisão em todos os municípios de sua abrangência, a fim de realizar análise crítica da situação de controle da dengue executado pelos municípios.

“O resultado dessas supervisões mostrou a necessidade de alinhamento de conceitos e práticas, de acordo com o preconizado pelo PNCD, uma vez que foram detectados vários problemas em relação à parte operacional executada nos municípios. Temos que alinhar o que determina o PNCD entre todos os municípios para evitarmos um aumento no número de casos de dengue em 2009”, completa Kesia.

Mais informações sobre o Seminário de Capacitação sobre Condutas de Supervisão do Programa Nacional de Controle da Dengue podem ser obtidas pelos telefones (27) 3721-1945 ou 3177-7918.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Syria Luppi syriabaptista@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard