07/07/2015 10h47 - Atualizado em 23/09/2015 13h44

Serviço da Sesa identifica óbitos por causas desconhecidas e faz análise de biópsias

As doenças cardiovasculares, em especial a hipertensão arterial, são a principal causa de óbito entre os capixabas que sofrem morte natural. A informação é do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), responsável por determinar o que provocou o óbito em casos de morte natural de causa desconhecida.

Anualmente, o Serviço de Verificação de Óbito realiza cerca de 3.700 autópsias. Segundo Sony Itho, o Serviço de Verificação de Óbito, que é subordinado à Gerência de Vigilância em Saúde, também mantém interação com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Espírito Santo (CNCDO-ES), especialmente para notificação de óbitos com possibilidade de captação de córneas, tecido que continua bom para transplante mesmo algumas horas após a morte.

Causa externa

Nem todas as mortes naturais por causas indeterminadas, no entanto, são analisadas pelo Serviço de Verificação de Óbito. Segundo a chefe do Núcleo Especial do SVO, Sony Itho, se a pessoa era acompanhada por um médico e já possuía diagnóstico bem definido de alguma doença, em caso de morte, o próprio médico que a atendia pode emitir a declaração de óbito, não necessitando do envio do corpo para investigação.

Sony Itho explica que se a circunstância do óbito for natural, mas a causa for indeterminada, a pessoa pode ter morrido em casa, num hospital ou em via pública que o corpo certamente será encaminhado para o SVO. Dessa forma, o Serviço de Verificação de Óbito desenvolve um trabalho diferente do que é feito pelo Departamento Médico Legal (DML), da Secretaria de Segurança Pública, que investiga mortes por causas externas, como quedas,homicídios e outras situações de morte violenta ou acidental.

Biópsias

Outra atribuição do SVO é a realização de biópsias para diagnóstico de enfermidades que acometem a população capixaba. Por ano, são realizadas cerca de 7 mil biópsias e 1.300 exames citopatológicos (neste caso, exame preventivo de câncer de colo de útero), atendendo prioritariamente ao Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, Hospital Estadual São Lucas, Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha e o Centro Regional de Especialidades (CRE) de Colatina e de São Mateus.

Para isso, o SVO possui um laboratório de anatomia patológica, onde realiza biópsia em órgãos inteiros e parte de órgãos retirados em procedimentos cirúrgicos para diagnosticar diferentes tipos de doença, entre eles câncer, doenças inflamatórias e doenças de pele. O Serviço possui 15 médicos patologistas, sendo que três deles trabalham exclusivamente com análise de biópsias.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard